DCM Café da Manhã – Estudo descobre o óbvio: Moro usou prisões da Lava Jato para ganhar a opinião pública

AO VIVO. O Café da Manhã do DCM abre o dia com a análise das principais notícias do dia e recebe, às 9 horas, o jornalista e analista político Breno Altman

Atualizado em 30 de março de 2022 às 8:48
DCM Café da Manhã - Estudo descobre o óbvio: Moro usou prisões da Lava Jato para ganhar a opinião pública
DCM Café da Manhã – Estudo descobre o óbvio: Moro usou prisões da Lava Jato para ganhar a opinião pública. Foto: Reprodução/DCMTV/YouTube

Moro é assunto. AO VIVO. O Café da Manhã do DCM abre o dia com a análise das principais notícias do dia e recebe, às 9 horas, o jornalista e analista político Breno Altman. Logo após, às 10h30, segue o Café da Manhã com Renzo Mora e Fabrício Rinaldi que recebem Rodrigo Ianhez, professor e historiador. Moderação: Maria Fernanda Passos. Veja o DCM TV.

O ex-juiz Sergio Moro usou as prisões preventivas decretadas nos anos em que conduziu a Operação Lava Jato para angariar apoio da opinião pública às investigações sobre corrupção e incentivar confissões, segundo um estudo acadêmico minucioso sobre sua atuação no caso mencionado pela Folha de S.Paulo.

É resultado de dois anos de pesquisas do advogado Álvaro Guilherme de Oliveira Chaves. O trabalho foi apresentado como dissertação de mestrado na Universidade de Brasília no ano passado e analisa dezenas de decisões de Moro e de tribunais superiores que reavaliaram as prisões mais tarde.

De acordo com o Código de Processo Penal, prisões preventivas podem ser decretadas durante a investigação de um crime para garantir a ordem pública, evitar que suspeitos atrapalhem o trabalho dos investigadores ou escapem da Justiça, se houver provas da existência do crime e indícios de autoria.

Ao buscar entender como Moro interpretou esses parâmetros em suas decisões, Chaves encontrou evidências de que o ex-juiz frequentemente usou argumentos sem previsão legal para prender pessoas investigadas pela Lava Jato e ignorou a jurisprudência estabelecida por tribunais superiores.

LEIA MAIS:

1 – DCM Café da Manhã: Petrobras cai na mão de entreguista profissional

2 – DCM Café da Manhã – LulaPalooza: a cultura antecipa o fim das trevas

3 – DCM Café da Manhã: Máfia de pastores escancara corrupção do governo Bolsonaro

Como é esse estudo sobre Moro?

Sergio Moro
Sergio Moro / AFP

Esse estudo do advogado, que atuou na defesa de alvos da operação, mostra que a maioria das decisões apontou risco à ordem pública como fundamento para as prisões preventivas.

Como não há na lei definição precisa para caracterizar o que seria uma ameaça à ordem pública, os juízes têm ampla margem de interpretação ao lidar com os casos concretos.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

VEJA O DCM CAFÉ DA MANHÃ