DCM Café da Manhã: Jogo sujo da mídia já começou contra Lula e o PT. E vai piorar

Atualizado em 24 de novembro de 2021 às 8:44
Veja o Café da Manhã do DCM
DCM Café da Manhã: Jogo sujo da mídia já começou contra Lula e o PT. E vai piorar. Foto: Reprodução/DCMTV/YouTube

Lula é assunto. AO VIVO. Leandro Fortes e Kiko Nogueira fazem o giro de notícias infernal no quadro Diabos Velhos. No segundo bloco Leandro conversa com o advogado, ex-Secretário Nacional de Justiça e atual diretor para a América Latina do Open Society Foundations, Pedro Abramovay. Moderação: Pedro Zambarda.

LEIA MAIS:

1 – VÍDEO: Aliado de Kast diz que estupradores de “mulheres feias” merecem “medalha”

2 – 558 mil famílias que vivem na miséria estão de fora do Auxílio Brasil

3 – Discurso de direita de Moro ofusca Ciro e aliados cogitam abandonar líder do PDT

Lula sobre Nicarágua é distorcido

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu uma entrevista ao El País espanhol em que comentou o governo de Angela Merkel e de Daniel Ortega. Porém, nesta terça-feira (23), bolsonaristas compartilharam um trecho editado da fala do petista como se ele estivesse comparando os dois poderes e/ou minimizando a ditadura na Nicarágua.

Além dos apoiadores de Jair Bolsonaro, a mídia também tentou desmoralizar a imagem do ex-presidente, como a Folha, Antagonista, entre outros.

“Por que Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder e Daniel Ortega não? Por que o Felipe González [primeiro-ministro da Espanha entre 1982 e 1996] pode ficar 14 anos no poder? Qual é a lógica?”, diz Lula em um trecho cortado da entrevista. Confira o que ele realmente falou abaixo na íntegra.

Durante a entrevista, o petista foi questionado sobre as eleições na Nicarágua. “Qual é seu diagnóstico?”, questionou o jornal.

“Quando governei tentaram me convencer de que fosse a um terceiro mandato, e eu disse não, porque sou favorável ao rodízio de poder. Disse em uma entrevista que todo político começa a acreditar que é imprescindível e insubstituível e começa a virar um pequeno ditador. Eu era contra a candidatura de Daniel Ortega mais uma vez. A Frente Sandinista tem muita gente para se candidatar. Também fui contra Evo Morales ser candidato —ele já havia feito dois mandatos extraordinários. E o mesmo com Chávez. Posso ser contra, mas não posso interferir nas decisões de um povo. Por que Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder, e Daniel Ortega não? Por que Margaret Thatcher pode ficar 12 anos no poder, e Chávez não? Por que Felipe González pôde ficar 14 anos no poder?”, respondeu Lula.

Mas Merkel e González não prenderam seus opositores“, foi indagado Lula.

Não posso julgar o que aconteceu na Nicarágua. Eu fui preso no Brasil. Não sei o que essas pessoas fizeram. Só sei que eu não fiz nada. Na Venezuela espero que se Maduro ganhar [nas eleições regionais e locais realizadas no sábado] se acate o resultado, e se perder também“, respondeu.

Assista o DCM Café da Manhã.