Debandada: PSDB perde todos seus vereadores de SP para o bolsonarismo

Atualizado em 31 de março de 2024 às 7:22
Os tucanos podem ser extintos do habitat da Câmara Municipal de SP. Fotomontagem

A crise interna no PSDB de São Paulo ganha um novo capítulo com a decisão dos oito membros da bancada na Câmara Municipal de pedir desfiliação do partido. Essa movimentação marca um momento sem precedentes para a legenda na cidade onde foi fundada.

Com a saída dos tucanos, há o risco de o PSDB perder sua representação no Legislativo paulistano após o encerramento da janela de filiações, previsto para 5 de abril.

Resta apenas uma esperança para manter a representação do partido na Câmara: Carlos Bezerra Jr., atual secretário municipal de Assistência Social e vereador licenciado. Ele é o único parlamentar que pode manter os tucanos com alguma representação no parlamento.

A debandada já teve seus primeiros movimentos, com nomes como Aurélio Nomura (PSD), Rute Costa (PL), Sandra Santana (MDB) e Beto Social (Podemos) deixando o PSDB.

Interior da Câmara Municipal de SP. Foto: Divulgação

Outros nomes, como Gilson Barreto, Fábio Riva e João Jorge, planejam ingressar no MDB na próxima semana. Xexéu Tripoli também está entre os que deixam o partido, embora ainda não tenha decidido seu novo destino partidário.

Entre as motivações dos vereadores para abandonar o PSDB estão a crônica instabilidade na legenda, a falta de definição sobre a chapa de vereadores e, principalmente, a resistência em apoiar a reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

A Executiva Municipal descartou uma coligação com Ricardo Nunes na última sexta-feira (22), abrindo espaço para a possibilidade de candidatura própria ou apoio a outro nome, com a especulação de Tabata Amaral (PSB). Diante da debandada, o presidente municipal do PSDB, José Aníbal, minimizou a situação, destacando que situações semelhantes já ocorreram no passado e o partido seguiu adiante.

Sobre a “fuga em massa” dos parlamentares tucanos, o presidente do diretório municipal do MDB, Enrico Misasi, enviou a seguinte nota ao DCM:

“A gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) representa, também, a continuidade do projeto idealizado pelo PSDB para São Paulo, desde as eleições municipais de 2016. Nomes que sempre foram a ‘cara’ do partido na capital seguem, inclusive, no comando de secretarias, de diretorias e de autarquias importantes no mandato – fazem parte, assim, do primeiro escalão do governo. Ao Diretório Municipal do MDB de São Paulo não interessa um PSDB dividido, um parceiro fragilizado e em dúvida sobre sua vocação. Esperamos que o bom senso prevaleça; que os tucanos paulistanos permaneçam unidos em torno da nossa pré-candidatura, pela reeleição de Nunes, e que reconheçam nesta aliança uma oportunidade de reconstrução do partido.”

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link