Denúncia anônima do Caso Marielle pode ter sido fabricada, suspeita PF

Atualizado em 29 de março de 2024 às 13:59
Os irmãos Brazão, apontados como mandantes do homicídio de Marielle. Foto: Reprodução

O relatório da Polícia Federal sobre a morte da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes levantou dúvidas sobre uma denúncia anônima registrada na Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Essa denúncia foi crucial para direcionar a investigação contra os ex-PMs Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, presos em março de 2019 sob suspeita de serem os responsáveis pelo crime.

Segundo a colaboração premiada de Lessa, a PF sugere que essa denúncia pode ter sido “orquestrada” em um momento em que o então chefe da Polícia Civil, Rivaldo Barbosa, comunicou aos irmãos Chiquinho e Domingos Brazão que havia perdido o controle sobre a investigação.

Chiquinho e Domingos Brazão foram presos, juntamente com Rivaldo barbosa, no último domingo (24) sob suspeita de encomendar o assassinato da vereadora.

Giniton Lages, responsável pela primeira fase do inquérito, também foi implicado, sendo alvo de busca e apreensão e indiciado por supostamente retardar a apuração.

Marielle Franco posando para foto com expressão séria, perto de plantas
Marielle Franco foi assassinada há seis anos  Foto: Reprodução

A PF afirma que a denúncia anônima foi um ponto crucial na investigação, mas aponta contradições em relação aos relatos documentados e às ações subsequentes.

Além disso, a notificação anônima indicava Marcelo Siciliano como o mandante do crime, mas a PF vê isso como uma tentativa de desviar a atenção dos Brazão.

A denúncia coincide com o período em que Lessa afirma que Rivaldo Barbosa comunicou aos Brazão que não podia mais interferir nas investigações.

Houve também uma controvérsia em relação à identificação do veículo usado no crime, levantada por Giniton Lages durante o julgamento. A PF questiona essa explicação, sugerindo que uma série de erros teriam ocorrido na análise das imagens.

A notificação anônima sempre foi considerada fundamental por Giniton na identificação dos autores e ele alegou que a pressão sobre os círculos criminosos resultou em várias denúncias. Entre março e agosto de 2018, foram recebidas 190 denúncias anônimas sobre os executores.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link