Depois de Nísia Trindade na Saúde, Lula banca permanência de Ana Moser no comando do Esporte

Atualizado em 15 de julho de 2023 às 18:47
Ana Moser abraçada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Carla Carniel

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou que a ministra Ana Moser não deixará o comando do Esporte, apesar da pressão imposta pelo Centrão, que vem cobiçando a pasta em troca de integrar a base do governo no Congresso.

O Republicanos chegou a apresentar o nome do deputado federal Silvio Costa Filho (PE) para o cargo de comando da pasta.

A ação de Lula acontece após ele defender a permanência de Nísia Trindade no Ministério da Saúde, que também está na mira dos partidos.

Segundo o jornal O Globo, o petista conversou com Ana Moser no Palácio do Planalto, na última terça-feira (11), e toda vez que ela tentava entrar no tema sobre os boatos de sua eventual saída da Esplanada, Lula dizia para ela “não se preocupar”.

“Não se preocupe e continue trabalhando, porque você tem muita coisa a fazer pelo esporte no Brasil”, afirmou o presidente em uma das vezes, conforme o jornal.

O Planalto tem interesse em ter o apoio do Republicanos na sua base aliada e auxiliares do presidente tiveram conversas nos últimos dias que envolvem a troca de comando do ministério. No entanto, Lula já expressou o desejo de manter Ana Moser. Outros ministérios serão analisados para a eventual entrada da sigla no governo.

A avaliação do Planalto é que a saída de Ana Moser poderia ser mal vista, já que além de ser um nome técnico, seria a baixa de mais uma mulher no primeiro escalão, após a demissão de Daniela Carneiro do Ministério do Turismo, para a entrada de Celso Sabino (União Brasil-PA).

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link