“Descompromisso ambiental”: Lula cita mortes no RS em discurso no G20

Atualizado em 9 de setembro de 2023 às 9:07
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na 18ª Cúpula do G-20, na Índia. Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) associou, neste sábado (9), o descompromisso com o meio ambiente à “emergência climática sem precedentes” no planeta. O petista ainda citou as mortes decorrentes de enchentes provocadas pelo ciclone que atingiu, principalmente, o Rio Grande do Sul.

“O descompromisso com o meio ambiente nos leva a uma emergência climática sem precedentes. Agora mesmo no Brasil, o Estado do Rio Grande do Sul foi atingido por um ciclone que deixou milhares de desabrigados e dezenas de vítimas fatais”, disse Lula durante discursou na abertura da 18ª Cúpula do G20, na Índia.

“Se não agirmos com sentido de urgência, esses impactos serão irreversíveis. Os efeitos da mudança do clima não são sentidos por todos da mesma forma. São os mais pobres, mulheres, indígenas, idosos, crianças, jovens e migrantes, os mais impactados.”

Imagem
Lula e Janja na 18ª Cúpula do G-20, na Índia. Foto: Reprodução

O chefe do Executivo também ressaltou que esforços estão sendo realizados para ajudar as vítimas. “Orientei o governo a estar de prontidão. Prontamente, o Geraldo Alckmin e os ministros e ministras do nosso governo formaram um comitê permanente de apoio ao Rio Grande do Sul”, afirmou.

“Estamos atuando em todas as frentes. Maquinário, tratores, distribuição de 20 mil cesta de alimentos e kits de saúde para cerca de 15 mil pessoas estão sendo disponibilizados. Além disso, o valor de R$ 800 por pessoa será disponibilizado às prefeituras para remediar os danos causados pelas fortes chuvas”.

O governo federal reconheceu o estado de calamidade pública em 79 municípios gaúchos. O total de mortos pela passagem do ciclone no estado chegou a 41. Além disso, uma pessoa morreu em Santa Catarina. Mais de 11 mil estão desabrigadas ou desalojadas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link