Dilma parabeniza Boric por vitória no Chile: “Um alento”

Atualizado em 19 de dezembro de 2021 às 20:43
Dilma e Boric em montagem
Dilma parabenizou Gabriel Boric pela vitória – Foto: Reprodução

A ex-presidenta Dilma usou as redes sociais para parabenizar Gabriel Boric pela vitória no Chile. Ela fez questão de cumprimentar o colega de esquerda por ter vencido o oponente, Kast. O chileno foi eleito presidente do país latino hoje (19), impondo uma diferença de quase 11%, segundo a apuração. O adversário, de extrema-direita, já reconheceu a derrota.

“A vitória consagradora de Gabriel Boric reescreve a história do Chile e é um alento aos povos da América Latina que lutam contra o autoritarismo. Este jovem esquerdista de 35 anos vence o candidato da direita e joga no lixo a herança maldita de Pinochet. #VivaChile”, escreveu a petista em seu perfil no Twitter comemorando o resultado das urnas.

Dilma foi uma das primeiras autoridades brasileiras a cumprimentar Boric pela vitória. O presidente Bolsonaro está curtindo férias no litoral e, até a publicação da reportagem, não havia se manifestado. Líder nas pesquisas brasileiras, Lula, do mesmo partido de Dilma, também não deu os parabéns. Ele está no jantar promovido pelo Prerrogativas, no primeiro encontro público com Alckmin.

Leia também

1 – Lula e Alckmin se encontram em jantar em São Paulo

2 – O Chile de Gabriel Boric. Por Emir Sader

3 – URGENTE: Gabriel Boric vence eleições e é o novo presidente do Chile

O Chile de Boric

Antes do início das apurações, havia tensão em todo o Chile. Isso porque, pesquisas indicavam que a disputa seria disputada, uma vez que os adversários estavam empatados. Mas logo que as urnas se abriram, Boric impôs vantagem e não mais viu os números caírem, apenas aumentarem.

Com isso, Kast, o candidato da extrema-direita e que é fã de Pinochet, foi derrotado. Essa é mais uma derrota nas urnas de candidatos de extrema-direita e que antecede as eleições brasileiras em 2022. Neste grupo, o representante é Bolsonaro, cada vez mais longe de Lula nas pesquisas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.