Dino critica operação que matou 8 no Guarujá (SP): “Reação desproporcional”

Atualizado em 31 de julho de 2023 às 16:53
O ministro da Justiça, Flávio Dino. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que a Operação Escudo, que resultou na more de ao menos oito pessoas no Guarujá (SP), foi uma reação que “não parece ser proporcional”. A ação foi uma resposta à morte do soldado da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), Patrick Bastos Reis, na última quinta-feira (27).

“Chama atenção o fato de você ter um terrível crime contra um policial, um crime que merece o repúdio, a repulsa, sendo usado inclusive uma pistola de 9 mm, e houve uma reação imediata, que não parece ser, nesse momento, ser proporcional em relação ao crime que foi cometido”, afirmou Dino.

Ele disse que ainda não conversou com Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, e que aguarda a ação do governo do estado para se posicionar sobre o tema. “Neste momento o governo federal não pode atropelar, passar por cima das autoridades do governo de São Paulo”, prossegue.

O ministro diz que está acompanhando a situação e que é necessário garantir uma investigação independente. Segundo Dino, as câmeras nos uniformes dos policiais vão ajudar na apuração.

“As imagens das câmeras são fundamentais para o esclarecimento do fato. Essa providência com certeza as autoridades de São Paulo vão tomar, e nós, do governo federal, estamos acompanhamento. Não podemos neste momento fazer nenhum tipo de intervenção no estado de São Paulo ou qualquer tipo de presunção”, aponta.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link