Derrubada da Anvisa por Bolsonaro, diretora tenta barrar nomeação de assessor de Queiroga

Atualizado em 6 de abril de 2022 às 9:30
Cristiane Gomes e Daniel Meirelles
Cristiane Rose Jourdan Gomes, derrubada de diretoria da Anvisa, e Daniel Meirelles Fernandes Pereira, indicado pelo governo
Imagem: Montagem sobre fotos de Pedro França e Jefferson Rudy/Agência Senado

Derrubada pelo governo Bolsonaro do cargo de diretora da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a médica Cristiane Jourdan Gomes vem tentando prorrogar o seu mandato no órgão regulador. Ela quer impedir a nomeação do advogado Daniel Meirelles, assessor do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para o seu lugar.

Apesar de seu mandato estar marcado para acabar no próximo dia 24 de julho, ela argumenta que o governo errou ao interpretar a nova lei das agências reguladoras e fixar o tempo de sua gestão. A médica pretende ficar no cargo até 4 de novembro de 2025.

Cristiane afirmou que o caso é uma “aberração jurídica”. Ela já recorreu à AGU (Advocacia-Geral da União), mas ainda não obteve resposta. Se não for atendida, planeja ir à Justiça. “Vou judicializar. E é claro que a judicialização não garante [a mudança no mandato], mas coloca em evidência os fatos dentro de um processo legal”, declarou a diretora à Folha.

LEIA MAIS:

1- Anvisa divulga total de ameaças recebidas após aprovação de vacina infantil

2- Senadores da CPI querem aprovar projeto que blinda Anvisa de Bolsonaro

3- Guerra nos bastidores: Negacionistas bolsonaristas e centrão brigam por vaga na Anvisa

Assessor de Queiroga foi indicado por Bolsonaro

Jair Bolsonaro e Marcelo Queiroga
Jair Bolsonaro e Marcelo Queiroga

No primeiro dia útil após a janela partidária, o presidente indicou Daniel Meirelles para a vaga de Cristiane Rose. A Terceira Diretoria cuida de toxicologia e produtos fumígenos (tabaco), entre outros assuntos.

Quando foi diretor-adjunto na Agência Nacional de Saúde, Meirelles nomeou Isabela Braga Netto como gerente no órgão. Ela é filha do agora ex-ministro da Defesa Braga Netto, que será candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro.

Isabela é formada em design e ocuparia um cargo técnico na agência que regula e fiscaliza os planos de saúde. A nomeação completamente descabida causou polêmica na época e forçou o governo a voltar atrás.

 

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link