Discurso de Biden faz críticas a Putin: “Estava errado”

Atualizado em 1 de março de 2022 às 22:21
Discurso de Biden faz críticas a Putin. Foto de Biden discursando em púpito.
Biden pedirá mais armas aos congressistas e ajuda para a Ucrânia. Foto: Adam Schultz/Casa Branca.

O presidente dos EUA, Joe Biden, fará o seu primeiro discurso do Estado da União, o tradicional pronunciamento anual dos presidentes dos Estados Unidos no Congresso. Com a antecipação de trechos pela Casa Branca, o que se sabe é que Biden fechará o espaço aéreo dos EUA e fará duras críticas ao presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Segundo a rede de televisão CNN, os EUA fecharão o espaço aéreo para aeronaves russas. Neste fim de semana, a União Europeia já havia proibidos voos de companhias aéreas da Rússia nos países-membros do bloco.

Leia mais:

1 – Biden e presidente da Ucrânia conversam e debatem sanções contra a Rússia

 

2 – DCM Ao Meio-Dia: Bolsonaro arrega e Brasil volta para o quintal de Biden

 

3 – DCM Café da Manhã – Bolsonaro e Mourão: um puxa o saco de Trump, outro, de Biden

A Casa Branca antecipou trechos do discurso de Biden

Segundo trechos divulgados pela Casa Branca, Biden dirá no Congresso que Putin cometeu um erro ao avaliar a forma como os EUA e aliados europeus iriam reagir à investida da Rússia. “Putin estava errado. Estávamos prontos”, diz o discurso.

Ele pedirá que os congressistas aprovem mais armas e ajuda para a Ucrânia. “Ao longo de nossa história, aprendemos esta lição – quando os ditadores não pagam o preço por sua agressão, eles causam mais caos. Eles continuam se movendo. E os custos e ameaças para os EUA e o mundo continuam aumentando”, diz o trecho divulgado.

O discurso de Biden exaltará a Otan e a relevância da organização para os países dito “desenvolvidos”. “É por isso que a Aliança da Otan foi criada, para garantir a paz e a estabilidade na Europa após a Segunda Guerra Mundial. Os Estados Unidos são membros junto com outras 29 nações.”

A Casa Branca anunciou ainda um trecho em que diz que “A guerra de Putin foi premeditada e não provocada. Ele rejeitou os esforços de diplomacia. Ele pensou que o Ocidente e a Otan não responderiam. Ele pensou que poderia nos dividir.” O texto friza ainda que “A diplomacia estadunidense é importante.”

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram clique neste link