Destaques

É assombrosa a capacidade de Bolsonaro de se superar em matéria de antidemocracia. Por Carlos Fernandes

O presidente Jair Bolsonaro participa da cerimônia alusiva do aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais. Foto: Agência Brasil

A cadela do fascismo volta a arreganhar os dentes

É simplesmente assombrosa a capacidade do presidente Jair Bolsonaro de se superar em matéria de antidemocracia.

Quando o mundo acreditava que o sujeito precisaria de algum fôlego para criar um constrangimento ainda maior, horas após o inominável ato de atacar o carnaval via publicação pornográfica, o homem desce ao alçapão da civilidade e ameaça todo o sistema democrático via intervenção militar.

De um militar chinfrim para outros militares não menos indecentes, Bolsonaro se sentiu à vontade para declarar, sem sequer se ruborescer, que “democracia e liberdade só existem quando sua respectiva Força Armada assim o quiser”.

Não deixa de ser compreensível que o Brasil viva hoje um verdadeiro estado de letargia causado pela estupefação que é ser governado por um demente, mas a gravidade do que foi dito pelo atual presidente da República deveria acender todas as luzes vermelhas do Estado Democrático de Direito.

A coisa é perigosamente séria, urgente e estarrecedora.

E talvez a maior prova disso seja o fato de seu vice, general Hamilton Mourão, tentar passar panos quentes a esse atentado à Constituição Federal utilizando justamente a velha canalhice de culpar todos os outros brasileiros ao chamá-los de analfabetos por não terem capacidade de interpretação.

Mourão sabe muito bem a predileção de Bolsonaro por ditaduras e, mais ainda, o quanto ele próprio é um defensor ferrenho da utilização das forças armadas para interferir na democracia quando assim eles próprios considerarem necessário.

A sua tentativa de justificar o injustificável ultrapassa as fronteiras do cinismo e adentra o perigoso campo da tutela militar sobre governos civis que julgam incompetentes para honrar o já esgarçado lema estampado na bandeira nacional.

A tragédia aqui, porque comédia está longe de ser, é que o atual governo “civil” que ora administra o país é formado exatamente por uma maioria vergonhosa de velhos generais não visto sequer no golpe militar de 64.

E isso equivale dizer que Bolsonaro ao apelar para os militares para limpar a sujeira que criou a partir de uma verdadeira bolsa de colostomia que se transformou a sua massa cinzenta, atesta para o país a própria ineficiência da caserna enquanto centro da administração brasileira.

Estupidezes à parte, o momento é de extrema delicadeza e requer, mais do que nunca, a urgente ocupação das ruas para a definitiva derrubada de um governo que dia sim, outro também, vem ameaçando categoricamente todas as liberdades individuais e coletivas dos brasileiros em particular e da sociedade como um todo.

A história já nos mostrou reiteradas vezes que não existe diálogo possível com déspotas. E tanto Jair Bolsonaro quanto Hamilton Mourão são expoentes cavalares do que pior existe nos regimes de exceção.

Após insistentemente termos advertido, a cadela do fascismo volta a arreganhar os dentes, o futuro de uma democracia ainda jovem e frágil depende agora do que os democratas e progressistas farão para impedi-la.

Carlos Fernandes

Economista com MBA na PUC-Rio, Carlos Fernandes trabalha na direção geral de uma das maiores instituições financeiras da América Latina

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Carlos Fernandes

Recent Posts

Sobrinho de socialite acusa suposto marido de roubar joias, tapetes persas e obras de arte

A socialite Regina Gonçalves, de 88 anos, voltou ao seu apartamento no Edifício Chopin, em…

1 hora ago

Pousadas da empresa dona da pensão que pegou fogo em Porto Alegre têm cheiro forte e lixo pelo local

O incêndio que resultou na morte de 10 pessoas na madrugada de sexta-feira (26) em…

2 horas ago

Membros do STF, STJ e PGR emendam feriado em viagem à Europa

Uma comitiva formada pelos ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF),…

2 horas ago

DCM Ao Meio-Dia: Vocalista do Molejo morre aos 51 anos; aliados de Bolsonaro querem lançar Michelle à Presidência

AO VIVO. Prof. Viaro e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com a…

2 horas ago

VÍDEO – Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano: “Prazer revê-la”

Neste sábado (27), o Papa Francisco recebeu a ex-presidente do Brasil e atual presidente do…

3 horas ago

Aliados aconselham Bolsonaro pressionar Tarcísio e lançar Michelle à Presidência

Em reuniões realizadas nesta semana, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu conselhos de aliados para…

4 horas ago