Categories: Mundo

“É hora de abolir o governo dos EUA”

O radialista, ativista e teórico da conspiração que quer marchar em Washington com rifles carregados.

Kokesh, o Lobão armado

Adam Kokesh é um radialista e ativista “libertário” de 31 anos, ex-fuzileiro naval, filho de um empresário da Califórnia. É contra a intervenção americana no Iraque – de cuja guerra é veterano – e já foi preso algumas vezes em protestos.

Adam é também louco, daquele tipo que os Estados Unidos têm em cada vez maior quantidade: um teórico da conspiração. Em 2010, depois de várias encrencas (como distribuir pôsteres com desenhos de árabes estereotipados, com bombas e olhos de raio laser, e a inscrição: “Odeia muçulmanos? Nós também!!!”), ele passou a apresentar um programa de rádio antigovernista chamado Adam vs The Man, em que promovia tanto o Tea Party quanto o movimento Occupy Wall Street. É a visão de mundo da “fusão paranoica” – uma loucura apocalíptica que transcende a direita e a esquerda.

Kokesh resolveu agora dar um passo além: convocou uma marcha em Washington, pelo Facebook, combinada para o 4 de julho. Ele quer pelo menos mil pessoas para andar com ele com os rifles carregados, às margens do rio Potomac. De lá, vão para a capital americana, onde o porte de armas é proibido.

“Este será um evento sem violência”, diz. “A não ser que o governo opte por torná-lo violento”.

A convocação fala o seguinte:

“Este é um ato de desobediência civil e não é permitido. Vamos marchar com rifles carregados e pendurados em nossos ombros para que o governo saiba que não seremos intimidados e não nos submeteremos à tirania. Se encontrarmos violência física, nós retornaremos pacificamente, tendo mostrado que pessoas livres não são bem-vindas em Washington, e retornando com a conclusão de que políticos, burocratas e agentes do governo federal não são bem-vindos na terra dos livres”.

No rádio e na Internet, seu discurso é mais radical. “É hora de abolir o governo federal dos EUA”, ele escreveu no Twitter. “Quando o governo vem tomar suas armas, você pode atirar nos agentes do governo ou submeter-se à escravidão”.

Kokesh avisou que só dará vazão a sua cavalgada se o quórum bater em mil malucos. Até agora, mais de 1500 já confirmaram. E se, apesar dos apelos de seu líder, um desses sujeitos disparar um tiro sem querer? E se tudo terminar numa batalha campal — transmitida ao vivo?

A nova modalidade da teoria da conspiração é a da profecia auto-realizável. Se algo de diabólico não acontecer, bastar provocar uma catástrofe e partir para o abraço.

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

Os estudantes presos e os farsantes de uma democracia disfuncional. Por Moisés Mendes

Joe Biden é o mais republicano dos democratas. As circunstâncias o levaram a ficar diante…

4 horas ago

Consumidor paga mil vezes menos por joia de ouro com diamantes de marca de luxo

Rogelio Villarreal, um cirurgião residente no estado de Tamaulipas, no México, ficou surpreso ao deparar-se…

4 horas ago

De origem judia, candidata à presidência dos EUA é presa em ato pró-Palestina

Jill Stein, candidata nas eleições presidenciais do EUA pelo Partido Verde, foi detida no último…

5 horas ago

Casas Bahia renegocia dívida com bancos e CEO comemora: “Bastante satisfeitos”

O grupo Casas Bahia anunciou ao público neste domingo (28) a conclusão de um acordo…

5 horas ago

Atos pró-Palestina em universidades dos EUA levam mais de 200 à prisão

  Mais de 200 manifestantes foram detidos no sábado (27), nas universidades Northeastern, Arizona, Indiana…

6 horas ago

Brasil espera taxação de super-rico enquanto Congresso vive farra do lobby. Por Sakamoto

Por Leonardo Sakamoto É boa notícia que a proposta do governo Lula de regulamentação da primeira etapa…

7 horas ago