VÍDEO: Tadeu lê no Fantástico editorial da Globo que repudia agressão contra jornalistas na Itália

Atualizado em 31 de outubro de 2021 às 23:09
Tadeu Schmidt Fantástico Globo
Tadeu Schmidt leu editorial da Globo no Fantástico

Tadeu Schmidt leu no Fantástico o editorial da Globo que repudia os ataques aos jornalistas que estavam cobrindo o presidente Jair Bolsonaro na Itália. O texto dito pelo apresentador mostrou que a emissora quer explicações sobre o que aconteceu no país europeu.

“A Globo condena de forma veemente a agressão ao seu correspondente Leonardo Monteiro e a outros colegas em Roma e exige uma apuração completa de responsabilidades”, iniciou o texto.

“Quem contratou os seguranças? Quem deu a eles a orientação para afastar jornalistas com o uso da força? Os responsáveis serão punidos? A Globo está buscando informações sobre os procedimentos necessários para solicitar uma investigação às autoridades italianas”, continuou.

E prosseguiu: “No momento, ficam o repúdio enfático, a irrestrita solidariedade a Leonardo Monteiro e demais colegas jornalistas de outros veículos e uma constatação: é a retórica beligerante do presidente Jair Bolsonaro contra jornalistas que está na raiz desse tipo de ataque”.

“Essa retórica não impedirá o trabalho legítimo da imprensa. Perguntas continuarão a ser feitas, os atos do presidente continuarão a ser acompanhados e registrados. É o dever do jornalismo profissional. Mas essa retórica pode ter consequências ainda mais graves. E o responsável será o presidente”, concluiu.

Confira o vídeo:

Leia mais:

1 – VÍDEO: Fã de Pinochet e Bolsonaro, candidato da extrema-direita no Chile dá show de hipocrisia

2 – Gargalhando, Bolsonaro constrange diretor-geral da OMS com pergunta idiota sobre a “origem do vírus”

3 – Futura Inteligência: Sem Bolsonaro no páreo, seus votos migram para Moro. Por Miguel do Rosário

Além de editorial de repúdio da Globo no Fantástico, jornalista do UOL prestou queixa na Itália

O jornalista Jamil Chade prestou queixa em Roma, na Itália, contra o ataque que sofreu no momento que estava trabalhando na cobertura presidencial. Houve muita confusão e o celular do repórter foi levado por policiais italianos e brasileiros.

“Denúncia feita agora em Roma, pela agressão que sofremos em plena cobertura presidencial. Em 21 anos como correspondente, foram 70 países e vários presidentes. Mas violência em cúpula foi a 1ª vez. Silêncio revelador por parte do Itamaraty e Presidência Não vencerão. Nunca”, escreveu ele.

Polícias italiana e brasileira agrediram jornalistas em Roma, durante a ida de Jair Bolsonaro (sem partido) ao G20. “Violência da polícia italiana e brasileira contra os jornalistas que acompanham Bolsonaro pelas ruas de Roma. Equipes agredidas, meu celular levado por um dos policiais e muita confusão”, noticiou Jamil mais cedo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.