Eduardo Leite se reúne com Kassab e cogita outro partido para disputar Presidência

Leite voltará a se reunir com o presidente do PSD amanhã em Porto Alegre, na cerimônia de filiação da ex-senadora Ana Amélia Lemos

Atualizado em 15 de março de 2022 às 7:10
Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite
Foto: Reprodução/Veja

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), está negociando apoio a um eventual projeto político para as eleições deste ano e pode sair do seu partido. Segundo O Globo, Leite deve se reunir hoje com o presidente do PSD, Gilberto Kassab, que quer lançá-lo ao Planalto.

Aliados dizem que ele articula, também, um encontro com Luciano Bivar, presidente do União Brasil. Ontem, o governador tucano voltou a admitir a possibilidade de mudar de partido para concorrer a presidente. Para a Rádio Gaúcha, ele disse que não quer ficar com o sentimento de “poderia ter feito algo, mas não fiz”.

O encontro com Kassab deve ocorrer em São Paulo, onde Leite também deve participar de uma agenda com empresário, e será o primeiro desde que o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) desistiu de ser o nome da sigla à Presidência.

Leite voltará a se reunir com o presidente do PSD amanhã em Porto Alegre, na cerimônia de filiação da ex-senadora Ana Amélia Lemos, que é secretária na gestão Leite, ao partido de Kassab. Mês passado, outro integrante do governo do gaúcho também ingressou na sigla: o secretário Agostinho Meirelles, que é um dos aliados mais próximos de Leite.

LEIA MAIS:

1 – Datena diz que vai ser candidato ao Senado por chapa de Garcia; PSDB desmente
2 – Senadora abandona o Cidadania por culpa do PSDB
3 – Presidente do PSDB pretende abandonar Doria

Eduardo Leite de saída

Se for mesmo candidato, Leite deve renunciar ao governo até 2 de abril. Uma das condições que ele tem colocado é a necessidade de receber apoio de outros partidos de centro. Não por acaso, trabalha para atrair o União Brasil. Desde as prévias, o gaúcho também estreitou laços com ACM Neto, que é secretário geral do novo partido.

Um dos seus interlocutores com o União Brasil é o seu secretário de Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, que preside a legenda no Rio Grande do Sul, e que deve apoiar a sucessão de Leite ao governo gaúcho.

Em outra frente, o governador tem tentado se aproximar da senadora Simone Tebet (MDB) por meio de um dos seus aliados mais fiéis, o ex-presidente da Assembleia Legislativa gaúcha Gabriel Souza (MDB). Ele pleiteia apoio de Leite para disputar o governo estadual, mas enfrenta resistência no MDB do Rio Grande do Sul.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Pedro Zambarda de Araujo
Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com