Eduardo Leite se reúne com Kassab e cogita outro partido para disputar Presidência

Leite voltará a se reunir com o presidente do PSD amanhã em Porto Alegre, na cerimônia de filiação da ex-senadora Ana Amélia Lemos

Atualizado em 15 de março de 2022 às 7:10
Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite
Foto: Reprodução/Veja

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), está negociando apoio a um eventual projeto político para as eleições deste ano e pode sair do seu partido. Segundo O Globo, Leite deve se reunir hoje com o presidente do PSD, Gilberto Kassab, que quer lançá-lo ao Planalto.

Aliados dizem que ele articula, também, um encontro com Luciano Bivar, presidente do União Brasil. Ontem, o governador tucano voltou a admitir a possibilidade de mudar de partido para concorrer a presidente. Para a Rádio Gaúcha, ele disse que não quer ficar com o sentimento de “poderia ter feito algo, mas não fiz”.

O encontro com Kassab deve ocorrer em São Paulo, onde Leite também deve participar de uma agenda com empresário, e será o primeiro desde que o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) desistiu de ser o nome da sigla à Presidência.

Leite voltará a se reunir com o presidente do PSD amanhã em Porto Alegre, na cerimônia de filiação da ex-senadora Ana Amélia Lemos, que é secretária na gestão Leite, ao partido de Kassab. Mês passado, outro integrante do governo do gaúcho também ingressou na sigla: o secretário Agostinho Meirelles, que é um dos aliados mais próximos de Leite.

LEIA MAIS:

1 – Datena diz que vai ser candidato ao Senado por chapa de Garcia; PSDB desmente
2 – Senadora abandona o Cidadania por culpa do PSDB
3 – Presidente do PSDB pretende abandonar Doria

Eduardo Leite de saída

Se for mesmo candidato, Leite deve renunciar ao governo até 2 de abril. Uma das condições que ele tem colocado é a necessidade de receber apoio de outros partidos de centro. Não por acaso, trabalha para atrair o União Brasil. Desde as prévias, o gaúcho também estreitou laços com ACM Neto, que é secretário geral do novo partido.

Um dos seus interlocutores com o União Brasil é o seu secretário de Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, que preside a legenda no Rio Grande do Sul, e que deve apoiar a sucessão de Leite ao governo gaúcho.

Em outra frente, o governador tem tentado se aproximar da senadora Simone Tebet (MDB) por meio de um dos seus aliados mais fiéis, o ex-presidente da Assembleia Legislativa gaúcha Gabriel Souza (MDB). Ele pleiteia apoio de Leite para disputar o governo estadual, mas enfrenta resistência no MDB do Rio Grande do Sul.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link