Editorial do El País defende aliança europeia em torno de Lula contra a extrema-direita no Brasil

Atualizado em 22 de novembro de 2021 às 7:29
Editorial do El país elogia Lula e defende união com países europeus
Editorial do El país elogia Lula e defende união com países europeus. Foto: Reprodução

Em editorial, o El País defendeu uma aliança de países europeus com Lula contra a extrema-direita. Para o jornal, é importante haver uma “reaproximação da esquerda europeia ao possível próximo presidente do Brasil”.

O texto afirma que ele é “a alternativa para acabar com o populismo de extrema-direita de Bolsonaro”. “Sua visão em termos de valores e governança global multilateral dá sentido a essa conversa entre progressistas dos dois continentes”, aponta.

Leia mais:

1 – PEC dos Precatórios prevê calote em professores e aposentados

2 – Relator quer limitar Orçamento Secreto no Senado

3 – Após votação comprada, Lira diz que reeleição a presidente da Câmara não depende de Bolsonaro

El País elogia Lula e detona Bolsonaro

O texto elogia o petista e detona Jair Bolsonaro. Segundo o veículo espanhol, o mandatário é “um presidente que desprezou a vida humana e a autoridade da ciência durante a pandemia que levou seu país a uma das maiores taxas de mortes por covid-19 do planeta”.

“Além de tentar destruir a Amazônia, um dos pulmões da Terra e o foco que mais valoriza a diversidade do globo, Bolsonaro desconsiderou sem remorso as normas democráticas básicas, deslegitimando e tentando anular seus adversários políticos. Nada mais perigoso para a saúde das democracias do que negar a alternância política, algo que Lula defende com convicção”, prossegue.

De acordo com o jornal, Bolsonaro “segue o conhecido manual do populismo autoritário”, enquanto Lula já “mostrou sua sensibilidade com a pobreza e por justiça social”.

“Lula deixou em seu rastro na Europa a mensagem de que o Brasil não é o Bolsonaro e de que uma esquerda democrática, realista e disposta a lutar contra a desigualdade é possível”, afirma o jornal.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link