Em busca de comida, palestinos invadem armazéns da ONU em Gaza

Atualizado em 29 de outubro de 2023 às 12:09
Jovem palestino com dois sacos de mantimentos após os saques aos armazéns mantidos pela ONU em Gaza. Foto: Mohamed Abel

Após três semanas do início do guerra entre Israel e o Hamas, os moradores de Gaza invadiram os depósitos da ONU em busca de mantimentos, como informado pela organização. O diretor da agência de refugiados, Thomas White, expressou sérias preocupações sobre esses saques, considerando que eles indicam um perigoso declínio na ordem civil.

Em sua visita ao Nepal, o secretário-geral da ONU, António Guterres, descreveu a situação em Gaza como cada vez mais desesperadora e apoiou apelos para um cessar-fogo. Ele também manifestou pesar pela escalada dos ataques israelenses na região.

Previamente, Guterres havia manifestado inquietação com o que ele considerou violações dos direitos humanos em Gaza durante um discurso no Conselho de Segurança da ONU. Suas observações causaram indignação no governo israelense, resultando no pedido de renúncia do embaixador de Israel nas Nações Unidas.

Adicionalmente, a Coordenadoria de Atividades Governamentais em Territórios de Israel anunciou a reabertura de um dos três dutos que forneciam água para Gaza no sábado, disponibilizando aproximadamente 28,5 milhões de litros de água, quantidade considerada adequada para atender às necessidades humanitárias da região.

Israel costumava fornecer 49 milhões de litros de água por dia a Gaza antes do início do conflito, mas suspendeu o fornecimento em 9 de outubro.

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, se reuniu com familiares de reféns mantidos em Gaza e assegurou que fará o que estiver ao seu alcance para garantir o retorno dos capturados.

Ele enfatizou que a libertação dos sequestrados é uma das principais prioridades da guerra, salientando que a pressão exercida pode aumentar as chances de libertação.

Durante o encontro, familiares dos reféns expressaram preocupações sobre novas incursões israelenses na região palestina e sugeriram a troca de prisioneiros palestinos em Israel por seus entes queridos sequestrados.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link