Em derrota para Trump, Democratas mantém maioria no Senado dos EUA

Atualizado em 13 de novembro de 2022 às 5:54
Trump e Biden
Donald Trump e Joe Biden.

O Partido Democrata, de Joe Biden,venceu o Partido Republicano, de Donald Trump, e seguirá tendo a maioria no Senado americano.

Foi uma vitória apertada, contando apenas com um senador a mais da agremiação do atual mandatário.

O êxito democrata confirmou-se com a reeleição da senadora Catherine Cortez Masto em Nevada contra o trumpista Adam Laxalt.

Os governistas terão 50 cadeiras e ainda direito a um voto de desempate, quando necessário, que a legislação americana concede à vice-presidente do país, Kamala Harris.

Ainda está em jogo mais uma vaga na casa legislativa: o senador Raphael Warnock concorre à reeleição pelo estado da Geórgia, pleito cujo segundo turno ocorrerá no próximo dia 6 de dezembro. Esse êxito daria a 51ª cadeira ao partido do atual presidente.

A vitória de Cortez Masto ratifica o desempenho surpreendente dos democratas: as pesquisas sinalizavam para uma ampla vitória republicana as eleições legislativas, que sempre ocorrem no meio do mandato do presidente .

Donald Trump, virtual candidato desafiante na eleição de 2024, surge como o grande derrotado, uma vez que seus aliados mais convictos, que disputaram o Senado

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link