Em outdoor, médicos prometem cura da covid com “tratamento precoce” à base de cloroquina

Atualizado em 18 de abril de 2021 às 20:26

Neste domingo (18), circula nas redes sociais a imagem de um outdoor no qual médicos prometem a cura da Covid-19 com “tratamento precoce” à base de cloroquina.

Além de apontar que milhões de pessoas teriam sido curadas, no rodapé da imagem está o link do site dos “Médicos pela Vida Covid-19”.

Eles se definem da seguinte forma: “médicos de todas as especialidades que assistimos pessoas acometidas pela pandemia da covid-19 bater na porta de nossa casa, clínica ou ambulatório, ou no telefone/whatsapp”.

Até o momento, o grupo emitiu três manifestos em defesa do “tratamento precoce”.

LEIA TAMBÉM: Polícia avalia indiciar médica que fez nebulização com cloroquina por homicídio

Em um deles, publicado em 11 de julho de 2020, é solicitado que o Ministério da Saúde assegure a “disponibilização de medicamentos para a covid19 em todas as fases, principalmente para a pré hospitalar. Nas farmácias e nas redes públicas e privadas. Medicamentos tais como: Ivermectina, Nitazoxanida, Hidroxicloroquina, Azitromicina e Sulfato de Zinco, além de outros de suporte na fase inicial da doença. Além de ofertar aparelhos de RX e tomógrafos para municípios-polo melhor organizados”.

Já em outro, publicado em 16 de fevereiro de 2021, destacam o seguinte: “a abordagem precoce não se trata apenas do uso de uma ou outra droga, mas da correta combinação de medicações como a hidroxicloroquina, a ivermectina, a bromexina, a azitromicina , o zinco, a vitamina D, anti-coagulantes entre outras, além dos corticoides que têm um momento certo para sua utilização nas fases inflamatórias da doença, sempre observando-se a adequação das combinações ao estado e evolução de cada paciente, que será acompanhado extensivamente inclusive com a realização de exames conforme necessários, e a recomendação de intervenções não farmacológicas, como a fisioterapia”.

É possível identificar quais foram os médicos que assinaram cada um dos manifestos assim como suas respectivas regiões.

O grupo, que defende o tratamento precoce apesar de não existirem evidências científicas da eficácia, também utiliza as redes sociais para divulgar seu posicionamento.

Um vídeo publicado no Instagram do “Médicos pela Vida Covid-19” foi também compartilhado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Twitter.

Na gravação, a médica bolsonarista Raissa Soares faz campanha política na época das eleições municipais do ano passado.

“Se nós fortalecermos os nossos vereadores, os nossos prefeitos, nós vamos fazer grandes bases que vão fortalecer nosso presidente”, disse a doutora.