Escola que treinou assassinos de presidente haitiano recebeu militares enviados por Bolsonaro

Atualizado em 21 de outubro de 2021 às 20:20
Whinsec
Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira na Whinsec em setembro; – Foto: Whinsec / Divulgação

O governo de Jair Bolsonaro (sem partido) enviou 41 militares para treinamentos no Instituto de Cooperação em Segurança do Hemisfério Ocidental (Whinsec), a antiga Escola das Américas, nos EUA.

Desde 2000, o Brasil enviou 82 militares para o mesmo local. Porém, o recorde vai para Bolsonaro que mandou 50% desse total, sendo 21% (17) apenas nos nove primeiros meses de 2021.

A Whinsec é um instituto ligado ao Departamento de Defesa dos EUA. Na escola, foram treinados sete ex-militares da Colômbia acusados de assassinar, em 7 de julho deste ano, o presidente do Haiti, Jovenel Moïse.

Leia também:

1; Caminhoneiros rejeitam proposta de presidente e mantêm greve

2; Ministro da Justiça pede investigação da “IstoÉ” por comparação de presidente a Hitler

3; Bolsonaristas planejam o assassinato de Alexandre de Moraes após pedido de prisão contra Allan dos Santos

Preferência por patente baixa

Levantamento feito pelo Brasil de Fato, mostra que o governo brasileiro tem enviado, preferencialmente, oficiais de patente baixa. São 52 segundo sargentos, 9 primeiro sargentos, 6 tenente-coronéis, 6 majores, 4 coronéis e 1 sub tenente.

Entre os governos, Bolsonaro, com 41, lidera. Seguido por Dilma Rousseff (PT), que enviou 21 militares para treinamento na Whisec, Michel Temer (MDB), 12, e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 8. Entre as forças, O Exército enviou 79 membros, a Aeronáutica, 3, e a Marinha não enviou oficiais.

A cientista política Luciana Wietchikoski considera que o aumento no número de militares enviados à Whisec em 2021, pode encontrar justificativa nos anseios de Bolsonaro por um golpe no Brasil, discurso ensaiado algumas vezes durante o ano.

“Até pelo histórico dessa organização, que sempre está envolvida com questões políticas da América Latina. Mas dentro de outro contexto, não específico a esse momento, mas de uma formação mais ampla, que não vai ter uma consequência só no golpe, mas nos próximos anos no Brasil”, explica Wietchikoski, que é pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Estudos Estratégicos e Política Internacional Contemporânea (GEPPIC), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“São militares formados nessas organizações e que trazem uma doutrina muito próxima da ideologia que o Bolsonaro reproduz. Isso fica ao longo do tempo, não é uma questão temporária conjuntural, mas sim que a gente tem uma consequência para o para o futuro do Brasil a médio e longo prazo”, finaliza a pesquisadora.