Big Brother: senadores nos EUA denunciam programa secreto da CIA para controle da população

Atualizado em 11 de fevereiro de 2022 às 22:42
Símbolo da CIA
Símbolo da CIA – AP Photo / Carolyn Kaster

A CIA tem um repositório de dados secreto e não revelado oficialmente que inclui informações coletadas sobre cidadãos norte-americanos, disseram dois democratas do Comitê de Inteligência do Senado.

Os legisladores alegam que a CIA oculta do público e do Congresso dos EUA muitos detalhes sobre o programa, escreve o The Washington Post.

O senador Ron Wyden, do Oregon, e Martin Heinrich, do Novo México, enviaram uma carta aos altos funcionários da inteligência pedindo mais detalhes a respeito da abrangência do sistema de vigilância de dados.

Os dois senadores, críticos frequentes da CIA, disseram que não podem revelar detalhes sobre que tipo de dados foi objeto de coleta em massa, e pediram apoio para o programa ser desclassificado.

A carta foi enviada em abril de 2021, mas desclassificada somente nesta quinta-feira (10). Wyden e Heinrich disseram que o programa opera “fora da estrutura que o Congresso e o público acreditam que governa essa instituição [CIA]”.

Há muito tempo existem preocupações sobre quais informações a comunidade de inteligência coleta internamente, impulsionadas pelo histórico de violações das liberdades civis dos norte-americanos.

A CIA disse na sexta-feira (11) que o programa destacado pelos senadores (e outro divulgado esta semana) são “repositórios de informações sobre as atividades de governos estrangeiros e cidadãos estrangeiros”.

Em um comunicado, a agência disse que os programas foram classificados para impedir que adversários os comprometam.

“No decorrer de qualquer coleta legal, a CIA pode acidentalmente adquirir informações sobre norte-americanos que estão em contato com estrangeiros”, disse o comunicado da agência.

O ex-administrador de sistemas Edward Snowden comentou o episódio em suas redes sociais.

Leia mais:

1 – Empresa de espionagem que Carlos Bolsonaro tentou usar no Brasil é vetada nos EUA

2 – Agente da contraespionagem denuncia abusos do Pegasus e de apps espiões

3 – Deputado Luis Miranda quer investigação sobre possível espionagem de Bolsonaro

Espionagem internacional

Tanto Wyden quanto Heinrich são personalidades conhecidas na luta por mais transparência das agências de inteligência nos EUA.

Quase uma década atrás, Wyden perguntou ao então diretor da inteligência dos Estados Unidos, James Clapper, se a NSA coletava “qualquer tipo de dado sobre milhões ou centenas de milhões de norte-americanos”. Clapper inicialmente respondeu: “Não”.

Edward Snowden, mais tarde naquele ano, revelou o acesso da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) a dados em massa por meio de empresas de Internet dos EUA, além centenas de milhões de registros de chamadas de provedores de telecomunicações.

Essas revelações provocaram controvérsia mundial. Dados coletados por Snowden mostraram que milhões de e-mails e ligações de brasileiros e estrangeiros foram monitorados.

Os dados apontam ainda que a embaixada do Brasil em Washington e a representação na ONU, em Nova York, foram monitoradas.

Outros países da América Latina também, como México, Venezuela, Argentina, Colômbia e Equador. Na Europa, Alemanha, Itália, e França tiveram seus presidentes e chanceleres espionados.

Texto publicado originalmente no site Sputnik Brasil

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link