Apoie o DCM

Empresa de espionagem que Carlos Bolsonaro tentou usar no Brasil é vetada nos EUA

Veja Carlos Bolsonaro
Carlos Bolsonaro na Leda Nagle. Foto: Reprodução/YouTube

Nesta quarta (03), o Departamento de Comércio dos Estados Unidos colocou a empresa israelense NSO Group, fabricante do sistema Pegasus de espionagem, em sua “lista vermelha”. Carlos Bolsonaro tentou comprar o serviço para comandar seu próprio esquema de espionagem contra jornalistas, ativistas e desafetos políticos.

O Pegasus é utilizado, por exemplo, pelos governos de México, Índia e Arábia Saudita para invadir celulares e monitorar conversas. O Ministério da Justiça brasileiro chegou a lançar a licitação para contratar o serviço. Com informações do UOL.

Segundo o Departamento de Comércio, a decisão foi tomada por conta do “envolvimento” da empresa “em atividades que sejam contrárias à segurança nacional ou aos interesses da política externa dos Estados Unidos”.

Leia também:

1- Mãe que quebrou guichê em aeroporto diz que surtou “por descaso da Gol”

2- Anvisa recebe novas ameaças de morte contra vacinação para crianças

3- Moro se junta ao MBL e Danilo Gentili visando 2022

Empresa ameaça a ordem natural e está proibida de negociar nos EUA

“Essas ferramentas também permitiram que governos estrangeiros conduzissem a repressão transnacional, que é a prática de governos autoritários visando dissidentes, jornalistas e ativistas fora de suas fronteiras soberanas para silenciar os dissidentes. Tais práticas ameaçam a ordem internacional baseada em regras”, diz o comunicado.

Com a decisão, o NSO Group está proibido de negociar com outras empresas nos EUA, além de importar ou exportar itens sem a autorização expressa do Departamento de Comércio.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.