Essencial do DCM – Fachin enquadra Bolsonaro e diz que atacar Justiça Eleitoral é “atacar a democracia”

AO VIVO. Pedro Zambarda e Fabrício Rinaldi fazem o giro de notícias e conversam com o jurista Pedro Serrano

Atualizado em 2 de maio de 2022 às 22:05
Essencial do DCM - Fachin enquadra Bolsonaro e diz que atacar Justiça Eleitoral é "atacar a democracia"
Essencial do DCM – Fachin enquadra Bolsonaro e diz que atacar Justiça Eleitoral é “atacar a democracia”. Foto: Reprodução/DCMTV/YouTube

Justiça é assunto. AO VIVO. Pedro Zambarda e Fabrício Rinaldi fazem o giro de notícias e conversam com o jurista Pedro Serrano. Veja o DCM TV.

O ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rebateu o presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira (2). O magistrado defendeu as eleições e deixou claro que atacar a Justiça Eleitoral “equivale a atacar a própria democracia”.

“O Brasil tem eleições íntegras; o voto é secreto e o processo eletrônico de votação, conquanto sempre suscetível de aprimoramentos, é reconhecidamente seguro, transparente e auditável; e que são imprescindíveis paz e segurança nas eleições porquanto não há paz sem tolerância e sem respeito mútuo”, afirmou o juiz.

A posição do ministro ocorreu na abertura da reunião do Observatório da Transparência nas Eleições (OTE). O evento fechado ao público acontece no mesmo período que novos ataques ao sistema eleitoral brasileiro são feitos pelo presidente da República.

“O nosso êxito e credibilidade têm raiz na crença que compartilhamos de que a democracia é inegociável, de que a Justiça Eleitoral é um patrimônio imaterial da sociedade brasileira e de que atacá-la equivale a atacar a própria democracia. O TSE norteia-se por premissas técnicas, mas elas estão imbricadas às premissas democráticas inafastáveis, inegociáveis, que nos animam”, disse Fachin.

LEIA MAIS:

1 – Essencial do DCM: SEXTOU com Bemvindo Sequeira

2 – Essencial do DCM – Moro sofre derrota na ONU e condena a Justiça brasileira no caso Lula

3 – Essencial do DCM: Tornozeleira de Daniel Silveira está pifada; bolsonaristas festejam Elon Musk

Fachin defende a democracia

O discurso do ministro girou e m torno da defesa da liberdade. “A democracia é uma obra que se constrói coletivamente, a muitas mãos, a partir da pluralidade de visões, da convivência harmônica entre diferentes, da circulação de informações de qualidade e da defesa intransigente do Estado democrático de Direito. Assim, registro meu contentamento com a realização deste encontro e, também aos membros do OTE, externo a minha gratidão por terem aceitado esta incumbência”, comentou.

Vale ressaltar que, na semana passada, Bolsonaro voltou a colocar em dúvida os métodos do sistema eleitoral brasileiro. Além disso, desafiou alguns ministros do Supremo, como Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

VEJA O ESSENCIAL DO DCM