Apoie o DCM

Quantidade de adultos internados com Covid em UTIs aumenta 143% em um ano

Leito de UTI. Foto: Reprodução

Entre os dias 20 de dezembro e 24 de janeiro, o número de pacientes adultos internados em leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), cresceu em 143% de acordo com dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A pesquisadora responsável pela pesquisa, Margareth Portela, afirma que a causadora disso é a variante Ômicron. Ela ainda destacou a importância da vacinação para evitar o pior. Ainda estamos longe de se assemelhar ao que ocorreu no começo de 2021, com a explosão da segunda onda.

A taxa de ocupação estava em 80% ou mais em seis estados em 24 de janeiro, o que de acordo com a Fiocruz, indica nível de alerta crítico. Outros 12 estados estavam entre 60% e 79% a faixa de ocupação. Em 20 de dezembro, nenhum estado passava de 80%. Na última sexta-feira, o Distrito Federal registrou a maior taxa de ocupação de leitos em todo o país, 98%.

Leia mais

1-VÍDEO: Mãe flagra enfermeira fingindo aplicar vacina no filho

2-Olavo de Carvalho morreu “de estupidez e levou gente junto”, diz Duvivier

3-Saiba quem é cotado para substituir Alckmin como vice de Lula

Culpada por alta de internações nas UTIs é a Ômicron

Para Margareth Portela, do observatório Covid-19 da Fiocruz, a variante Ômicron está produzindo internações de jeitos diferentes, de características diferentes das anteriores, com menor tempo nas unidades de saúde. Não são tão graves quanto as outras variantes, mas pessoas idosas e com comorbidade, estão no grupo de risco:

“Por enquanto, eu não vejo um cenário que a gente assistiu há um ano atrás. Mas a gente está tendo de fato um aumento nas taxas de ocupação de leitos de UTIs com estados entrando nos parâmetros críticos”, disse Margareth

A pesquisadora ainda disse que essa doença não pode ser tratada como “uma gripezinha”, e que as medidas de segurança, estão sendo deixadas de lado pela população em geral. Com informações do Globo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link