Apoie o DCM

Advogados entregam relatório à CPI com mais de dez tipos de crimes de Bolsonaro

Jair Bolsonaro. (crédito: Sérgio Lima/AFP)

Nesta semana, o grupo de advogados que assessora a CPI entregou ao colegiado um parecer que aponta mais de dez tipos de crimes cometidos pelo governo Bolsonaro.

Leia também

1; Michel Temer nega golpe de presidente; “Forças Armadas não têm disposição”

2; Após “pisar”, presidente faz as pazes com Mourão visando 2022

3; Ex-bolsonarista representa contra Eduardo por ameaça e perseguição

Parecer

O documento de 220 páginas deve ser usado no relatório final da investigação da CPI, a ser concluído por Renan Calheiros. O parecer dos especialistas é dividido em cinco capítulos. Crime de responsabilidade, crimes contra a saúde pública, crime contra a paz pública, crimes contra a administração pública e crimes contra a humanidade.

Entre outros pontos, são citados o incentivo à “imunidade de rebanho”, a defesa de medicamentos sem eficácia contra a Covid, a falta de interesse na compra de vacinas, as irregularidades no contrato da Covaxin e nas negociações com a Davati e a crise de abastecimento de oxigênio em Manaus.

Miguel Reale Jr., responsável pela coordenação do documento, afirmou que o parecer seria concentrado nos crimes cometidos pelo presidente Jair Bolsonaro, pelo ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e pelo ex-secretário executivo da pasta Élcio Franco.