Apoie o DCM

Ala do PP defende Lula mesmo com a possibilidade de Bolsonaro se filiar à legenda

Veja Lula e Bolsonaro
Lula e Bolsonaro. (Fotos: Charles Platiau/Reuters e Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução)

Com a possibilidade real de filiação de Jair Bolsonaro ao PP, a ala que apoia Lula no partido admite que a adesão interna ao bolsonarismo é até maior do que os 90% declarados por seu presidente, André Fufuca. E mesmo assim eles querem permanecer fiéis ao ex-presidente.

LEIA MAIS:

1 – Deputado Professor Israel se declara homossexual

2 – Uma escolha muito difícil: na draga, Estadão anuncia que vai diminuir de tamanho

3 – Secretário da Cultura de Bolsonaro, Mário Frias ganha salário na Globo

Ala pró-Lula no PP?

Segundo Amanda Almeida na Coluna de Lauro Jardim no Globo, em minoria, os apoiadores de Lula, porém, dizem que não obedecerão à direção da legenda.

Caso Bolsonaro se filie, eles vão continuar defendendo o ex-presidente.

A dissidência está em Pernambuco, na Bahia e Paraíba.

O que é o PP?

Progressistas (PP) é um partido político brasileiro de alinhamento na direita.

Fundado e registrado definitivamente em 1995, surgiu a partir de fusões entre grupos que tiveram ligação com a Aliança Renovadora Nacional (ARENA), o partido governista da ditadura militar (1964-1985).

Desde sua fundação até 2003 foi denominado Partido Progressista Brasileiro (PPB) e entre 2003 e 2017 foi denominado Partido Progressista (PP). Em maio de 2021 o partido possuía 1.320.616 filiados, sendo o quarto maior do país.

Atualmente também é o quarto com mais senadores (junto com o PSDB), o quarto com mais deputados federais, o segundo com mais prefeitos e o segundo com mais vereadores.

Ao longo da história, o PP deu apoio aos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer.

Durante o governo do presidente Jair Bolsonaro, o PP apresentou alinhamento de 93% com o mesmo nas votações da câmara (até junho de 2021).