Uma escolha muito difícil: na draga, Estadão anuncia que vai diminuir de tamanho

Atualizado em 10 de outubro de 2021 às 15:31
Veja o Estadão
Uma escolha muito difícil: na draga, Estadão anuncia que vai diminuir de tamanho. Foto: Reprodução

Após 146 anos, o jornal O Estado de S. Paulo, o Estadão, mudará de formato a partir de 17 de outubro, passando a ser impresso no berliner, comumente usado por jornais europeus, como o Le Monde. É a publicação do editorial “Uma escolha difícil” – que equiparou a extrema direita de Jair Bolsonaro com o professor civilizado Fernando Haddad no segundo turno das eleições de 2018.

LEIA MAIS:

1 – Fake news, incitação à violência…: por que Bolsonaro e outros fascistas fazem sucesso no Telegram

2 – Pastor cirista estaciona motorhome na frente da casa de Temer, que oferece lanche

3 – Quem Bolsonaro colocará na PGR se Aras virar ministro do STF

Estado de S.Paulo, o Estadão, vai encolher

O jornal vai ser seguir o modelo que, na América do Sul, é seguido pelo La Nación.

Esta é a data com que o jornal trabalha para abandonar o formato atual, standard, mas é possível que seja necessário um pequeno adiamento.

Por causa dessa mudança, o espaço da página diminuirá em 40% e a letra do texto aumentará em cerca de 10%.

Esse novo formato é parte de uma série de mudanças que vêm ocorrendo na empresa, fruto da contratação da McKinsey pelos Mesquita há cerca de um ano.

É mais uma ‘escolha difícil’ desse centenário jornal.

Breve história do Estadão

Estado de S. Paulo, também conhecido como Estadão, é um jornal brasileiro publicado na cidade de São Paulo desde 1875.

Ao lado de O Globo, Folha de S. Paulo, Zero Hora, Correio Braziliense e Estado de Minas, entre outros, forma o grupo dos maiores jornais do Brasil.

Foi fundado por um grupo de republicanos em 4 de janeiro de 1875. Nessa época, o jornal se chamava A Província de São Paulo e foi o pioneiro em venda avulsa no país, fato pelo qual foi ridicularizado pela concorrência (Correio Paulistano, O Ipiranga e Diário de S. Paulo, de 1865).

A venda avulsa foi impulsionada pelo imigrante francês Bernard Gregoire, que saía às ruas montado num cavalo e tocando uma corneta para chamar a atenção do público — e que, décadas depois, viraria o próprio símbolo do jornal — aumentou a tiragem do jornal. Ao final do século XIX, o Estado já era o maior jornal de São Paulo, superando em muito o Correio Paulistano.