Alemanha está disposta a pagar “alto preço econômico” para retaliar invasão russa na Ucrânia
Nesta terça-feira (18), mesmo dia em que a Casa Branca alertou para o risco de uma invasão da Ucrânia pela Rússia, autoridades da Alemanha se reuniram com representantes do governo de Vladimir Putin e da Otan para tentar conter a ameaça de conflito, informam as agências internacionais.
A ministra alemã das Relações Exteriores, Annalena Baerbock, encontrou-se com seu homólogo russo, Serguei Lavrov, enquanto o novo premiê da Alemanha, Olaf Scholz, esteve com o secretário-geral da aliança militar, Jens Stoltenberg. Com informações da Folha.
Baerbock disse que os alemães estão dispostos a retaliar a Rússia em caso de invasão: “Não há outra opção, mesmo que isso signifique pagar um alto preço econômico”. A ministra declarou ainda que as consequências podem atingir o Nord Stream 2. O gasoduto liga a Alemanha à Rússia, cuja operação foi suspensa.
Leia também:
1;- Rússia pode atacar Ucrânia a qualquer momento, diz Casa Branca
2; Responsáveis por racismo contra Maju Coutinho tem condenações mantidas
3; Diretório do Rio faz pressão para PSD nacional fechar acordo com o PT
Alemanha está aberta no caso de ataque
A ministra das Relações Exteriores ainda alertou que as consequências podem chegar ao Nord Stream 2, caso a energia seja usada como arma por Moscou.
O recado de Baerbock ecoa o de seu premiê, que após reunião com Stoltenberg reforçou que a Alemanha está aberta a impor sanções no caso de um ataque russo e que tudo estaria na mesa, inclusive o Nord Stream 2.
Lavrov, por sua vez, afirmou ter deixado claro aos alemães que “tentativas de politizar o projeto seriam contraprodutivas”, segundo a agência de notícias Interfax.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.