Apoie o DCM

Alemanha anuncia lockdown para não vacinados contra a Covid-19

Polícia alemã manifestantes
Polícia alemã em conflito com manifestantes antivacina.
REUTERS/Thilo Schmuelgen

A Alemanha anunciou, nesta quinta-feira (2) um lockdown nacional para pessoas não vacinadas contra a Covid-19.

LEIA MAIS:

1 – Paulo Pimenta detona mídia por ignorar Lula como líder das pesquisas eleitorais
2 – VÍDEO: Momento íntimo entre desembargador e esposa é filmado em sessão
3 – Ídolo de Bolsonaro, Macri vira réu por espionagem na Argentina

Pessoas não vacinadas serão proibidas de acessar qualquer estabelecimento, exceto os mais essenciais, como supermercados e farmácias, para conter a disseminação do coronavírus. O anúncio foi feito pela chanceler Angela Merkel e seu sucessor, Olaf Scholz, após conversas sobre a crise com líderes regionais.

A dupla também apoiou propostas sobre a obrigatoriedade das vacinas, que se votadas no parlamento poderiam entrar em vigor a partir de fevereiro.

Após a reunião com líderes federais e estaduais, Merkel disse que as medidas eram necessárias à luz das preocupações de que os hospitais na Alemanha pudessem ficar sobrecarregados com pessoas infectadas com Covid-19.

“A situação em nosso país é séria”, disse a chanceler a repórteres em Berlim, chamando a medida de “ato de solidariedade nacional”.

Ela afirmou que as autoridades também concordaram em exigir máscaras nas escolas. O país almeja a marca 30 milhões de vacinados até o final do ano – um esforço que será intensificado ao permitir que dentistas e farmacêuticos administrem as injeções.

Cerca de 68,7% da população da Alemanha está totalmente vacinada, muito abaixo do mínimo de 75% que o governo almeja.

Segundo o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, “o importante é que isso é virtualmente um bloqueio para os não vacinados”. A afirmação foi feita em entrevista ao canal de televisão ZDF. “Os mais de 12 milhões de adultos que não estão vacinados estão criando um desafio para o sistema de saúde.”

Ômicron: Variante pode ter chegado à Alemanha, diz ministro

Um caso suspeito de Covid-19 foi identificado na Alemanha. Uma autoridade do país anunciou que há “alta probabilidade” do caso ser da variante ômicron. Uma pessoa que voltou da África do Sul testou positivo para a doença e análise inicial aponta mutações parecidas com a nova cepa.

“Há uma alta probabilidade de que a variante ômicron tenha chegado à Alemanha”, falou Kai Klose. Ele é ministro de Assuntos Sociais na região de Hesse.

Ele também relatou que pesquisadores avaliam a sequência genética do vírus para confirmar a mutação. A variante possui cerca de 50 mutações, algo nunca visto até o momento. Por isso há grande preocupação em todo o planeta.

A ômicron foi identificada no período em que os países europeus estão lutando contra o crescimento nos casos de Covid-19. Na Holanda, por exemplo, 61 pessoas testaram positivo para o coronavírus. Eles chegaram de dois voos vindos da África do Sul.

Os que testaram positivo ficaram em lockdown durante os testes. “Os viajantes com resultado positivo no teste serão colocados em lockdown em um hotel próximo a Schiphol”, disseram as autoridades de saúde em um comunicado.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link