Apoie o DCM

Moraes pediu extradição imediata de Allan dos Santos, que está com o visto vencido nos EUA

Allan dos Santos infiltrou estagiária no STF
Allan dos Santos tem prisão decretada pelo STF – Foto: Reprodução

O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos teve prisão e extradição decretada pelo STF.  Após ser alvo de operações, ele deixou o Brasil e teria entrado em julho nos Estados Unidos, com visto de turista que está vencido desde fevereiro.

O procedimento autônomo corre em colaboração com autoridades dos Estados Unidos, onde Allan está morando. O pedido foi feito pelo ministro Alexandre de Moraes há cerca de 15 dias no processo, que corre em sigilo.

A decisão de Moraes atende a um pedido da Polícia Federal. A Procuradoria-Geral da República se manifestou contra a prisão.

Allan é investigado no inquérito que apura incitação a atos antidemocráticos e ataques à Corte. Com informações do R7.

Leia também:

1- Eduardo Leite acusa Doria de fraude em prévias do PSDB

2- Saiba quem são os 6 deputados que não se vacinaram contra a Covid

3- Bolsonarista que invadiu Câmara com suástica tem cargo de confiança na prefeitura de Porto Alegre

Allan dos Santos em lista da Interpool

Moraes ordenou ainda que a Polícia Federal inclua o mandado de prisão na lista da Difusão Vermelha da Interpol, para garantir que Santos seja capturado e retorne ao Brasil. Também foi acionada a embaixada do Brasil nos Estados Unidos.

Allan dos Santos é um dos aliados mais próximos da família Bolsonaro. Ao STF, a PF apontou que o blogueiro, “a pretexto de atuar como jornalista”, assumiu a condição de um dos organizadores de um movimento responsável por ataques à Constituição, aos Poderes de Estado e à Democracia. E a suspeita é de que essas ações podem ser financiadas com recursos públicos a partir de sua interlocução com a família Bolsonaro e parlamentares bolsonaristas.

A PF afirma ainda que, principalmente, por meios digitais, Allan dos Santos e seu grupo pregam deliberadamente:

  • o fim de instituições democráticas, como a democracia representativa (busca queda de prefeitos e governadores eleitos e o fechamento do Congresso Nacional);
  • a tripartição dos poderes (defende o fechamento do Supremo Tribunal Federal como forma de garantia de governabilidade pelo presidente da República).
  • a intervenção militar