Apoie o DCM

Alta no Petróleo deve pressionar Petrobras por reajustes nos combustíveis

Petrobras
Petrobras (Foto: Reprodução)

A escalada da cotação do petróleo no mercado internacional deve pressionar a Petrobras a efetuar novos reajustes nos preços dos combustíveis segundo O Globo.

O barril do Brent está cotado acima de US$ 88, e a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) já avalia que a Petrobras já tem defasagem de 9% na gasolina em relação ao mercado internacional.

É impossível impedir o novo aumento do valor das bombas, mesmo com a iniciativa dos governadores de congelar por mais dois meses o valor de referência do ICMS.

A Petrobras anunciou no último dia 12 um reajuste nos preços, os estados haviam decidido descongelar o ICMS, o que acabaria tendo impacto no valor do consumidor.

O governo indicou planos de aprovar uma PEC dos Combustíveis que permitiria zerar em caráter temporário os impostos federais. O presidente Jair Bolsonaro falou que os estados podem optar por aderir ou não esse movimento.

Em nota divulgada após a decisão, o Comsefaz (Comitê dos Secretários de Fazenda dos Estados), reiterou que  a iniciativa por si só não resolve: “ só o congelamento do ICMS não é suficiente para impedir os reajustes dos combustíveis, visto que os elementos centrais dos aumentos são a variação do dólar e a política da Petrobras de paridade com o mercado internacional do petróleo”.

Leia mais

1-Piloto é encontrado morto após ter desaparecido durante Rally

2-Bolsonaro TV: Carluxo divulga aplicativo para espalhar fake news

3-DCM Ao Meio-Dia: Bolsonarista condenada a indenizar Dilma; Bolsonaro usa BNDES contra Lula

PEC

Paulo Guedes, ministro da economia, defende que a PEC permitiria zerar combustíveis seja voltado somente para o diesel, o produto que é integram a base eleitoral do presidente, e para o gás de cozinha (GLP).  O Congresso está em recesso, então o governo tenta formatar.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link