Apoie o DCM

Anatel diz que TV Box rouba dados de usuários

Tv Box
Foto: ilustração

Um software malicioso foi encontrado no HTV, aparelho de IPTV campeão em vendas, segundo a Anatel. Em parceria com a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), o Grupo de Trabalho TV Box, criado pela agência, encontrou malware no dispositivo.

O equipamento pirata é vendido em lojas online por cerca de R$ 1 mil. O aparelho tem como atrativo vários canais liberados sem que o usuário tenha que pagar a assinatura original, a partir de conteúdo retransmitido de forma ilegal.

Para verificar todas as funcionalidades, foi necessário construir um equipamento semelhante que permitisse as simulações de uso real do aparelho. “A gente teve dificuldades porque precisa do equipamento funcionando. Não basta ele desconectado. A parceria com a ABTA permitiu fazer testes com o equipamento vivo e, a partir daí, verificamos as vulnerabilidades”, destaca Wellisch, superintendente de fiscalização da Anatel.

Leia também:

1- Lula detona fome em Brasil de Bolsonaro: “Que país é esse?”

2- Mourão critica governadores que negociam compra de vacina para crianças

3- VÍDEO: Querendo ser vice de Bolsonaro, Malafaia espalha fake news sobre pesquisas

TV Box rouba dados

Até o momento, a agência identificou que, ao ser ligado pela primeira vez, o HTV busca uma porta para se conectar, sem consentimento do usuário, a um servidor desconhecido. A partir daí, o malware passa a receber atualizações de outras portas que podem ser usadas se for descoberto.

Além disso, dados dos usuários são capturados e enviados para os servidores. O aparelho retransmite conteúdos de TV por assinatura capturado no Brasil sem licença. Depois de capturado no país, o material é transmitido de forma mascarada para servidores do exterior e, então, trazido de volta aos clientes locais.

Segundo a Anatel, o conteúdo é capturado tanto no envio das programadoras às distribuidoras quanto diretamente das distribuidoras (as operadoras de TV paga, como a Sky ou a Claro, por exemplo).

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link