Apoie o DCM

VÍDEO mostra o que restou do Antonov, maior avião do mundo, destruído na Ucrânia

Antonov destruído
O Antonov An-225, maior avião do mundo, destruído em aeroporto na Ucrânia.
Foto: Reprodução

Imagens divulgadas por uma TV estatal russa mostram o Antonov AN-225, maior avião cargueiro do mundo, totalmente destruído no aeroporto de Gostomel, na Ucrânia. No último domingo (27), as forças russas atacaram o local e bombardearam a aeronave.

A reportagem mostra o avião dentro de um hangar queimado e em pedaços. Segundo a jornalista russa, “atiradores ucranianos” teriam sido os responsáveis pelo ataque. As autoridades ucranianas sustentam que o ataque foi da Rússia.

“A Rússia pode ter destruído nosso ‘Mriya’ [como era conhecido o Antonov]. Mas eles nunca serão capazes de destruir nosso sonho de um Estado europeu forte, livre e democrático. Nós prevaleceremos!”, afirmou o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba.

Confira o vídeo:

LEIA MAIS:

1. Rússia toma maior usina nuclear da Europa após incêndio, diz Ucrânia

2. Rússia vai punir fake news sobre guerra na Ucrânia com até 15 anos de prisão

3. VÍDEO – População bloqueia estrada para evitar avanço da Rússia na Ucrânia

O que foi o Antonov?

O enorme avião foi inicialmente construído como parte do programa aeronáutico soviético nas décadas de 1960 e 1970, enquanto a União Soviética disputava uma corrida espacial com os Estados Unidos. Foi projetado para transportar o ônibus espacial da União Soviética, o Buran, de maneira semelhante ao Boeing 747 que transportava o ônibus espacial dos EUA.

Após a conclusão, o Antonov fez seu vôo inaugural em 1988. A aeronave ucraniana media 276 pés de comprimento e podia transportar 551.000 libras de carga a velocidades de 528 milhas por hora, segundo a AFP. A União Soviética planejava construir mais três AN-225, mas após o colapso da União em 1991, a construção de um segundo avião parou em 1994, relatou Pavlo Fedykovych para a CNN em 2018.

A Ukroboronprom, empresa responsável pela construção, afirmou que o avião será reconstruído e que cobrará da Rússia os estimados US$ 3 bilhões em gastos para substituí-lo, relata o Independent.

O AN-225 vinha sendo usado para entregar ajuda humanitária a outros países em tempos de crise. Por exemplo, em 2010, oa aeronave levou suprimentos às pessoas afetadas pelo terremoto de magnitude 7,0 que devastou o Haiti. A aeronave também transportou equipamentos médicos para várias áreas durante a pandemia de coronavírus.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link