Apoie o DCM

Ameaça de nova onda da Covid-19 faz Anvisa pedir suspensão de temporada de cruzeiros

Foto de Cruzeiro
Surto de Covid é o motivo para pedido de suspesão.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou nesta quarta-feira (12) a suspensão da temporada de navios em toda a costa brasileira. A medida acontece após surtos de Covid-19 em navios. No fim de dezembro a agência já havia recomendado a suspensão temporária.

De acordo com o órgão, houve um crescimento vertiginoso de casos da doença nas embarcações. O documento, que foi enviado à Casa Civil, informa o cenário epidemiológico dos cruzeiros entre 2020 e 2021.

“Portanto, a Agência entende que o cenário atual é desfavorável à continuidade das operações dos navios de cruzeiro. Nesse sentido, com fundamento no princípio da precaução e a partir de todos os dados disponíveis, recomendou a suspensão definitiva da temporada de navios de cruzeiro no Brasil, como ação necessária à proteção da saúde da população”, diz o comunicado.

Leia mais: 

1 – Prefeito de Bagé participou de suposto esquema de propina, revela delação

2 – Cobrado, Queiroga diz que enviará parecer sobre autoteste nesta semana

3 – “Variante ômicron não é o início do fim da covid”, diz Nicolelis ao DCMTV

Variante Ômicron se espalha por embarcações

Os dados obtidos pela Anvisa informam que dos cinco navios no Brasil, três estão com alto risco devido à elevação na contaminação por Covid-19. Até a última quinta (6), 1.177 casos foram notificados entre funcionários e passageiros.

“Esse aumento pode ser confirmado pelos dados disponíveis, que dão conta da detecção de 31 casos de Covid-19 nos 55 dias iniciais da temporada (de 1º/11 a 25/12), com uma explosão acentuada a partir do dia 26/12, tendo sido registrados 1.146 casos em apenas 12 dias (de 26/12 a 6/1), o que representa um aumento de 37 vezes nesse período”, concluiu a agência.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link