Após ação de funcionário bolsonarista, iFood promete ressarcir restaurantes

Após reclamação de restaurantes, o iFood prometeu ressarcir empresas que tiveram pedidos cancelados nesta terça (2). Diversos estabelecimentos tiveram seus nomes trocados para mensagens pró-Bolsonaro. Segundo a empresa, os impactos estão sendo calculados.
A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) cobrou compensação financeira e segurança de dados nesta quarta (3). “Recebemos com preocupação a notícia. Além dos óbvios prejuízos financeiros, que esperamos que sejam compensados pelo app, e de imagem para os estabelecimentos, o que chama a atenção é a fragilidade demonstrada. Menos mal que a resposta tenha sido rápida, identificando e resolvendo o problema antes que os prejuízos se avolumassem”, afirmou a entidade.
A associação também pede uma revisão nos procedimentos de segurança do aplicativo.
Leia também:
1 – PDT apoia PEC do calote é dá cheque em branco para populismo pré-eleitoral de Bolsonaro
2 – Às vésperas de evento de filiação, Moro sofre resistências no Podemos
3 – Rita Lisauskas recusa convite para trabalhar na Jovem Pan
iFood diz que nomes foram trocados por funcionário de prestadora de serviços
Após o caso, que trouxe suspeita de ataque hacker, o iFood se manifestou sobre o caso. A empresa afirmou que o incidente foi causado por um funcionário de uma prestadora de serviços. “[O funcionário] tinha permissão para ajustar informações cadastrais dos restaurantes na plataforma, e que o fez de forma indevida”.
O iFood diz que o acesso da prestadora de serviços foi encerrado e os nomes dos restaurantes já voltaram ao normal. A empresa ainda deixou claro que não houve acesso aos dados de pagamentos, como cartões de crédito, dos clientes.
“Os dados de meios de pagamento não são armazenados nos bancos de dados do iFood, ficando gravados apenas nos dispositivos dos próprios usuários, não tendo havido comprometimento de dados de cartões de crédito”.
“Também não há qualquer indício de vazamento da base de dados pessoais de clientes ou entregadores cadastrados na plataforma”, finaliza o iFood.
Entre os nomes de restaurantes alterados no catálogo do iFood estavam diversas “piadas” bolsonaristas. Entre eles estavam frases como “vacina mata”, “Marielle peneira”, “Bolsonaro 2022” e “Lula ladrão”.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.