Apoie o DCM

“Gravidade tão grande”, diz Augusto Botelho sobre delação de Barusco manipulada por Deltan

Augusto de Arruda Botelho
Augusto de Arruda Botelho – Foto: Reprodução

O advogado criminalista Augusto de Arruda Botelho foi às redes sociais, neste sábado (16), comentar sobre delação de Barusco manipulada por Deltan Dallagnol, revelada pelo DCM.

Os procuradores da extinta força-tarefa Operação Lava Jato, do MPF-PR, propuseram cláusulas extras, criaram uma nova versão e negociaram os termos da delação premiada do ex-executivo da Petrobras Pedro Barusco, no início do ano de 2015. O objetivo era incluir o Partido dos Trabalhadores entre as figuras delatadas, com a intenção manifesta de atingir fins políticos e “derrubar a República”.

Botelho reproduz fala de Dallagnol: “Pensando aqui, tem o custo político de atacar o PP e não PT”. Segundo ele, “Isso é de uma gravidade tão grande, mas tão grande”.

“E já tem gente usando o Deltan de garoto propaganda contra a PEC 5”, concluiu.

Confira abaixo:

Leia também:

1; VÍDEO – Em amostra de impopularidade, Bolsonaro é hostilizado em Brasília: ‘filho da puta’

2; Kakay sobre delação de Barusco manipulada por Dallagnol, revelada no DCM: “O pior dos bandidos”

3; Aberto há 7 meses, PF ainda não ouviu Jair Renan em inquérito sobre tráfico de influência

Prática ilegal

A prática dos procuradores de Curitiba é ilegal. A norma brasileira que regulamenta e deu origem ao instituto da delação premiada no Brasil (Lei Nº 12.850, de 2 de agosto de 2013) veda expressamente que as autoridades constituídas sugiram versões, solicitem inclusões ou firam de qualquer modo a iniciativa do próprio delator sobre o que pretende levar a conhecimento dos órgãos de investigação e controle.

Vale dizer: não é permitido que se construam delações customizadas por promotores ou procuradores, ao gosto de seus estrategemas processuais ou, no caso específico, políticos.

É o que estabelece o artigo 4º da lei citada, que versa sobre as regras que devem ser observadas pelo juiz de Direito ao homologar um acordo de delação.