Apoie o DCM

Anvisa autoriza venda de autotestes de Covid no Brasil

Ver a imagem de origem Anvisa
Autoteste teve aprovação da Anvisa

A ANVISA (Agência Nacional de vigilância Sanitária) autorizou nesta sexta-feira (28) a venda de autotestes de covid-19 no Brasil.

Cada empresa interessada em comercializar sua versão do produto precisa pedir o registro junto á agência, que vai ser analisado cada solicitação.

O resultado positivo não será considerado como caso confirmado de Covid-19, e não servirá para apresentação para viagens ou atestado médico.

De acordo com os diretores da Anvisa, o ministério da saúde irá incluir orientações de como usar o teste em uma atualização do “Plano Nacional de Expansão de Testagem para Covid-19”

A Anvisa também está planejando um meio de pessoas colocarem os resultados dos testes no sistema na internet.

Leia mais

1-Bolsonaro TV: Carluxo divulga aplicativo para espalhar fake news

2-Celso Amorim não vê “grandes benefícios” para o Brasil entrar na OCDE

3-Tutora bolsonarista: Conheça a cientista política condenada por fake news contra Dilma

O que fazer se o resultado der positivo?

De acordo com a diretora Cristiane Rose Jourdan Gomes, se o resultado do autoteste der positivo, a pessoa deve procurar uma unidade de atendimento da saúde, para um profissional da saúde realize a confirmação do diagnóstico:

“A partir do resultado positivo, procure uma unidade de atendimento de saúde (ou teleatendimento) para que um profissional de saúde realize a confirmação do diagnóstico, notificação e orientações pertinentes”.

Ela também fala que os autotestes já são usados em países como Alemanha, Reino Unidos e Estados Unidos e que o produto tem potencial de ser uma “estratégia de triagem” e medida adicional no combate a pandemia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link