Apoie o DCM

Cezinha de Madureira ensaia balão em Malafaia e bancada evangélica implode no Congresso

bancada evangélica

Travando uma guerra, integrantes da bancada evangélica na Câmara e no Senado estão de olho nas eleições deste ano e querem ocupar a presidência da Frente Parlamentar no Congresso. Ela é composta por 115 deputados e 13 senadores.

Teve racha na Assembleia de Deus, maior denominação evangélica do Brasil. Áudios entre os deputados Cezinha de Madureira (PSD-SP) e Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) foram vazados nas redes com trocas de acusações e ofensas.

Tudo começou em 2020, quando um acordo foi feito, que era o revezamento na presidência da Frente.

Funcionária da seguinte forma: Cezinha, que é ligado ao Ministério de Madureira, comandado pelo bispo Manoel Ferreira, ficaria na presidência em 2021, e Sóstenes, ligado ao pastor Silas Malafaia, da Vitória de Cristo, em 2022.

Só que Cezinha ensaia para não cumprir o acordo para se manter na presidência do bloco.

A briga começou há duas semanas,  quando o deputado Abílio Santana (PL-BA), que é ligado a Cezinha, postou um vídeo questionando a validade do acordo.

O acordo foi feito no dia 17 de dezembro de 2020, quando o então líder dos evangélicos na Casa, Silas Câmara (Republicanos-AM) perguntou aos integrantes da bancada se aceitavam Cezinha em 2021 e Sóstenes em 2022.

Abílio não estava presente, mas as pessoas que estavam concordaram com a ordem de sucessão, inclusive Cezinha.

O deputado do DEM, Sóstenes gravou um vídeo aos seus eleitores, e nele afirma o acordo feito na reunião em que foi discutida a alternância de poder na Frente.

“Eu tenho certeza de que o deputado Cezinha vai cumprir o acordo porque ele, até aqui, tem sido um parlamentar de palavra “diz o deputado em seu vídeo.

“O foco principal nosso vai ser lutar pela reeleição do máximo de colegas e o aumento da bancada para 2022, tanto na Câmara como no Senado. Quero fazer também um encontro, um congresso, em cada região do país sobre religião e política.”

Parlamentares influentes na bancada estão evitando expor a sua opinião sobre o conflito.

O antecessor de Cezinha, Silas Câmara alega que houve o acordo, mas não quis dar detalhes.

“Eu não posso falar sobre isso porque eles estão se entendendo. Não falo com ambos desde o dia 21 de dezembro. Mas houve um acordo (antes)” disse Silas.

Leia mais

1-VÍDEO – Weintraub confirma que Bolsonaro sabia da Operação ‘Furna da Onça’, envolvendo rolos de Flávio

2-Em ano eleitoral, Gabinete do Ódio de Bolsonaro corre para comprar nova ferramenta espiã israelense

3-Armados, grupos neonazistas explodem e se espalham pelo Brasil

Outros conflitos

No fim de 2021, os parlamentares do grupo tiveram mais uma crise.

A bancada evangélica se dividiu quando o projeto que legaliza os jogos de azar entrou na pauta da câmara e virou “moeda de troca”.

O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), fez um acordo com parte da Frente do congresso, que era para discutir em plenário a legalização dos jogos.

Em troca, houve a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC,) que isenta igrejas de pagar imposto em terreno alugado por denominações religiosas.

Malafaia e Cezinha estranharam publicamente quando o último foi acusado de fechar um acordo com o presidente da Casa, sem consultar o conjunto de bancada evangélica.

Essa discussão deve voltar em fevereiro, desta vez com votação do texto

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link