Apoie o DCM

Aliada de Bolsonaro, Bia Kicis presta depoimento após post racista

Ver a imagem de origem Bia Kicis
Bia Kicis fez post racista

A deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) alegou em depoimento a Policia Federal (PF) que não sabia o que é “blackface”. Ela publicou em setembro de 2020 um post considerado racista envolvendo o ex-ministro da justiça Sergio Moro (Podemos) e da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM).

Em novembro de 2021, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou o pedido da Procuradoria Geral da República (PGR). E determinou a abertura de inquérito contra a deputada por racismo.

Kicis usou as redes sociais para criticar o processo seletivo do Magazine Luiza que era apenas para profissionais afrodescendentes. Em seu post, Moro e Mandetta estavam ambos com uma peruca e pintados de preto. Onde diziam que estavam desempregados. E que fizeram uma mudança de visual para trabalhar no Magazine Luiza. Na época que o post foi feito, tanto Moro quanto Mandetta tinham acabado de sair do governo de Bolsonaro.

O Metrópole teve acesso ao depoimento que foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF): “[A deputada ressaltou] que não criou a piada, uma vez que ela já circulava na internet, mas apenas a replicou”.

“[Disse ainda] que em momento algum passou pela sua cabeça que estaria produzindo conteúdo racista. Que não sabia, naquele momento, da existência do termo ‘black face’. Que quando viu no jornal Metrópoles uma reportagem acusando a interrogada de racista pelo post que publicou ‘quase caiu para trás’”, acrescentou.

“Que explica que se fosse uma vaga exclusiva para mulheres, colocariam ‘um vestidinho’ nos dois ex-ministros. E que se a seleção do Magazine Luiza ‘fosse para circo, estariam vestidos de palhaços’. Que assevera não ser racista e definitivamente não ter tido qualquer intenção de ofender alguém em razão de sua cor”, completou.

Leia mais

1-Fotógrafo de 85 anos cai na rua e morre de hipotermia após não ser socorrido por ninguém

2-Moro se reúne com arcebispo de SP que defendia farinata para pobres

3-Frase de Paulo Guedes sobre professores irrita aliados de Bolsonaro: “Joga contra”

O que é blackface?

O termo se refere a prática teatral de quando atores negros não podiam participar de peças de teatro, então atores brancos se pintavam de preto, se coloriam de carvão de cortiça, colocavam perucas para representarem personagens afro-americanos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link