Apoie o DCM

Biden e Papa terão reunião sobre emergência climática

Veja Joe Biden e o Papa Francisco
Biden e Papa Francisco. Foto: Wikimedia Commons

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a primeira-dama, Jill Biden, terão um encontro com o papa Francisco no Vaticano em 29 de outubro, informou a Casa Branca nesta quinta (14).

LEIA MAIS:

1 – Globo anuncia mudanças e João Roberto Marinho vai virar presidente do grupo

2 – DCM TV entrevista Flow Podcast, um dos maiores fenômenos do Youtube

3 – VÍDEO: Lula critica ataques de Ciro e diz que covid deixou “sequelas” em seu cérebro

O que Biden vai falar com o Papa?

Na pauta da conversa estará, além da pandemia do coronavírus, o enfrentamento à emergência climática, diz a Reuters.

Encontro agendado para daqui a duas semanas dá seguimento aos esforços do democrata e do chefe da Igreja Católica para ampliar o debate sobre a crise do clima. Biden tem tentado liderar a agenda —em abril, revertendo o negacionismo de seu antecessor, Donald Trump, convocou uma Cúpula de Líderes sobre o Clima. Já Francisco, mais recentemente, promoveu um encontro ecumênico sobre o tema.

O segundo católico a assumir a Presidência dos EUA e o papa Francisco se encontrarão apenas dois dias antes de ter início, em Glasgow, na Escócia, a COP 26, reunião sobre o clima capitaneada pelas Nações Unidas. Francisco já fez um apelo público para que líderes mundiais cheguem, “urgentemente, a respostas eficazes para a crise ecológica sem precedentes e para a crise de valores em que vivemos”.

Biden está envolvido num debate em torno do direito de receber a comunhão. Parte da liderança da igreja no país defende que o democrata, um católico fervoroso, seja proibido, já que ele apoia o direito ao aborto.

No mês de setembro, em uma abordagem conciliatória, o papa entrou brevemente no assunto e disse que “o aborto é um homicídio”, mas que o direito à comunhão não deve ser tratado como uma decisão política.