Apoie o DCM

‘Big Brother Bolsonaro’: Governo espiona 360 mil pessoas com sistema de inteligência, diz revista

Bolsonaro, que é aliado do Centrão, sentado e sorrindo
Foto: Reprodução

O governo Bolsonaro está expandindo um sistema de inteligência que funciona como um BBB. Ele é capaz de obter informações pessoais de milhões de brasileiros.

Segundo a revista Crusoé, o programa, batizado de Córtex, monitora atualmente 360 mil alvos, conforme informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O Córtex foi lançado de forma experimental em 2018 e tem como objetivo interligar câmeras de seguranças instaladas em vias públicas e fazer a leitura automática de placas, para, por exemplo, localizar veículos roubados e criminosos foragidos ou em fuga.

No entanto, com o passar do tempo, “o sistema se transformou em um gigantesco repositório de informações sensíveis sobre todos os cidadãos”, diz a revista.

Leia também:

1; Site diz que Pelé tem tumor no intestino, fígado e pulmão; ex-jogador recebeu alta

2; Coronavac entra no plano de imunização infantil do governo

3; Moro ameaça mostrar para o STF mensagens comprometedoras de presidente

Como funciona o Big Brother Bolsonaro?

Atualmente, a central do programa, que funciona dentro da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça, recebe imagens de pelo menos 26 mil câmeras de segurança, inclusive a de radares de velocidades.

Também há nos computadores do sistema dados como a base de CPFs da Receita Federal, com informações pessoais de todos os brasileiros registrados, além de dados da Relação Anual de Informações Sociais do Ministério da Economia, com informações trabalhistas fornecidas pelas empresas ao governo, incluindo salários.

Segundo a reportagem, dados de companhias aéreas também são integradas ao sistema, ou seja, é possível saber em quais datas e para onde alguém viajou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.