Apoie o DCM

Blackface: Pintadas de preto, crianças brancas participam de evento em escola

Escola mostra criança fazendo "blackface" no Dia da Consciência Negra
Escola mostra criança fazendo “blackface” no Dia da Consciência Negra. Foto: Reprodução

Para comemorar o Dia da Consciência Negra, uma escola no sul de Tocantins decidiu fazer “blackface”. No Colégio Adventista de Gurupi, imagem mostra uma criança pintada com tinta preta e usando uma peruca que simula o cabelo black power.

“Dia 20 de novembro, comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra”, diz a escola na imagem de uma criança fazendo a prática racista. “E hoje nossos alunos vieram caracterizados, para comemorarmos este dia tão importante e para refletirmos o quanto Deus nos tornou irmãos e que perante Ele, somos todos iguais”, prossegue.

A escola justificou que deixou as crianças “livres” para celebrarem a data. “Em nenhum momento, os estudantes foram pintados ou estimulados a pintarem o rosto”, alega a instituição.

Após críticas, o colégio se desculpou e afirmou que “se compromete a proporcionar mais momentos com discussão sobre o tema”.

1 – Deputado bolsonarista arrependido revela o preço da eleição de Lira

2 – “Quem manda no governo hoje é Lira, não Bolsonaro”, diz deputado

3 – Sara Winter conta como ministro de Bolsonaro orientava radicais para atacar o STF

O que é o blackface

O “blackface” é uma prática que já ocorre há cerca de 200 anos. Surgiu por volta de 1830 em Nova York. Na época, era uma prática na qual pessoas negras eram ridicularizadas para o entretenimento de brancos.

A prática é considerada ofensiva por pregar estereótipos negativos sobre negros e surgiu para entreter audiências brancas às custas de um grupo minoritário. Quando surgiu, zombava do grupo que lutava por direitos civis após séculos de escravidão.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link