Apoie o DCM

VÍDEO: Bolsonaristas atacam indígenas com falas racistas em audiência pública

Briga
Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (24), a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara Federal, foi tomada por depoimentos controversos e polêmicos. Era uma audiência pública para tratar da atual situação dos Yanomamis, em Roraima (RR). Porém, a audiência pública precisou ser encerrada pós bate-boca entre deputados bolsonaristas e indígenas.

A pedido do deputado federal Helder Salomão (PT), foi convocado o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres. Participaram também da reunião o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, o superintendente da Polícia Federal em Roraima, José Roberto, parlamentares da Casa e lideranças indígenas. Representantes do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) também estiveram presentes na audiência.

A confusão começou enquanto o deputado Coronel Chrisóstomo (PSL-RO) falava que o governo federal está aplicando verbas para cuidar dos povos indígenas, principalmente ao povo Yanomami.

“O presidente me cobrou, falou no meu ouvido ‘apoia nossos indígenas'”, citou o deputado do PSL. Na sequência, o parlamentar cita que o governo bancou R$ 5 milhões para cuidar do povo Yanomami. Neste momento, um forte bate-boca começou na entrada da comissão.

Leia também:

1- Bolsonaro critica necessidade de prova da OAB para virar advogado: “Não consigo entender”

2- Eduardo Bolsonaro acusa a ‘esquerda’ por remoção do Touro de Ouro da B3

3- Randolfe diz que Tribunal de Haia receberá relatório da CPI da Covid

Ataques racistas de Bolsonaristas

Deputados tentaram conter a situação. No entanto, o deputado bolsonarista Coronel Tadeu (PSL-SP) provocou: “Índio ativista, aqui, não dá”, afirmou o parlamentar, que complementou: “Índio que anda de iphone não dá para escutar”.

A audiência foi solicitada para explicação sobre a morte de duas crianças indígenas de 5 e 7 anos em uma área de garimpo ilegal.  A sessão precisou ser encerrada após começo da confusão.

Confira a confusão abaixo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link