Apoie o DCM

Bolsonaro vai usar PGR e AGU para derrubar relatório da CPI; Entenda

Bolsonaro AGU
Bolsonaro quer derrubar o relatório de Renan Calheiros

O Palácio do Planalto vai atacar o parecer de Renan Calheiros (MDB), relator da CPI da Covid. O texto pede o indiciamento de Bolsonaro por ter cometido nove crimes. O grupo bolsonarista vão se reunir com o advogado-geral da União, Bruno Bianco. O objetivo é apresentar uma ação para pedir o arquivamento de todo o relatório feito pelo senador.

Se Bianco concordar, a petição seria entregue para Procuradoria-Geral da República (PGR). A informação é do jornal O Globo. O senador Flávio Bolsonaro explicou que o relatório tem um erro formal. Ele relata que o presidente não pode ser investigado por CPIs

“Acredito que o caminho que a AGU vai seguir é o de pedir o arquivamento do relatório na PGR pela absolutamente nulidade de sua forma e conteúdo. O relatório é inconstitucional e sem valor jurídico, pois não respeita o princípio básico de separação entre poderes. A CPI não poderia investigar o presidente da República. O próprio senador Rogério Carvalho (PT-SE), ao fundamentar a impossibilidade de instaurar a CPI da Lava Toga, disse não ser possível em função da separação dos poderes”, comentou.

Leia mais:

1 – Partido morreu de mãos dadas com Moro e Deltan

2 – Glauber Braga diz que foi “voto vencido” na presepada do PSOL com a PEC 5

3 – PEC 5: Moro está feliz com o PSOL e Glauber Braga, que o chamou de “ladrão”

Bolsonaro vai recorrer ao PGR

O objetivo de recorrer ao PGR se dá porque o relatório da CPI vai ser entregue ao órgão. É Augusto Aras e sua equipe que decidem se oferecem ou pedem o arquivamento dos casos levantados pela comissão. E a decisão final sobre as suspeitas que pesam contra Bolsonaro será do STF.

Bolsonaro tem sido aconselhado sobre o assunto. O pedido é que ele não entre em atrito com outros senadores. O foco será esperar a votação ser encerrada e tentar desconstruir cada ponto. Porém, a oposição trabalhará firme para que o povo não se esqueça as ações do presidente.