Apoie o DCM

Canetada: Bolsonaro pode aparelhar Judiciário

Bolsonaro caneta judiciário
Bolsonaro pode dar uma grande canetada no Judiciário

O presidente Bolsonaro dará a maior canetada da história recente do Judiciário brasileiro. Em 2022, ele irá nomear 75 desembargadores nos seis tribunais regionais federais. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

Isso ocorrerá porque a Câmara aprovou um aumento de quase 50% nas vagas dos tribunais. Serão 18 novos juízes. O Brasil passará a ter 214 desembargadores. Atualmente, são 139.

Há grande temor de especialistas sobre um aparelhamento das cortes pelos apoiadores de Bolsonaro. Isto porque adversários políticos podem ser punidos injustamente. Lula é o maior exemplo. Foi julgado e preso por determinação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Nas últimas semanas, Lula comprovou sua inocência por mais de 20 vezes, evidenciando a perseguição que sofreu.

Leia mais:

1 – Essencial do DCM: TCU investiga diárias pagas Dallagnol e outros procuradores da Lava Jato

2 – Desembargadora livra bolsonarista flagrado com dinheiro em mala e alega que denúncia veio da ‘esquerda’

3 – Como reagiu Bolsonaro ao saber que Roberto Jefferson foi afastado da presidência do PTB

Nunes Marques é o principal articulador para a canetada no Judiciário

Kássio Nunes é tratado como o responsável por articular o preenchimento das vagas. Seu gabinete teria recebido futuros candidatos aos cargos. Ele foi tratado pelo presidente Bolsonaro como “10% dele no STF”.

Parte das indicações é feita pelo Ministério Público e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Mas é Bolsonaro que decide se aprova ou não.

Ainda há grande preocupação financeira. Com mais desembargadores, mas dinheiro público terá que ser usado para pagar salários.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.