Apoie o DCM

Governo Bolsonaro chama ditadura de “período de luta política” em carta à ONU

Bolsonaro Forças Armadas
Bolsonaro e militares

Em carta enviada à ONU, o governo Bolsonaro chama a ditadura militar de “período de luta política”. O documento é datado de 11 de novembro e foi encaminhado pela missão do Brasil perante a ONU, em Genebra, como resposta a cobrança sobre a necessidade de preservação da memória do país. Em nove páginas de resposta, o governo repete versão que não condiz com a realidade.

Os termos “ditadura” e “autoritarismo” foram omitidos do documento de Bolsonaro. A carta cita ao menos quatro vezes o termo “luta política” para descrever os anos de chumbo. A informação é da coluna de Jamil Chade no UOL.

Leia mais:

1 – Eliane Cantanhêde faz defesa esdrúxula de Sergio Moro

2 – Geraldo Alckmin articula para ser vice de Lula, mas tem pedido especial

3 – Nunes Marques recebe telefona misterioso e interrompe julgamento no STF

A Carta do governo Bolsonaro à ONU

A carta enviada pelo governo Bolsonaro é uma reação a queixa apresentada pelo relator da ONU, Fabian Salviolli, sobre o Direito à Verdade. Ele questiona a inação do governo do estado de São Paulo sobre recomendação do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo para garantir a preservação das antigas instalações do DOI-Codi.

O espaço foi utilizado para a repressão e, em 2014, tombado como patrimônio histórico. O documento enviado à organização cita o local como “memória à resistência”.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link