Apoie o DCM

Bolsonaro evita atacar o STF, mas diz que barrar Marco Temporal é o “fim do agronegócio”

O presidente Bolsonaro – Foto: Marcos Corrêa – 19.jan.2021/Presidência da República

Neste sábado (11), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a afirmar que uma alteração no Marco Temporal vai representar o fim do agronegócio. A afirmação foi feita em visita a uma feira do agronegócio no Rio Grande do Sul. Com informações da Folha.

No discurso, após receber a Medalha Mérito Farroupilha, maior honraria da Assembleia Legislativa gaúcha, Bolsonaro ainda elogiou o agronegócio e um dos presidentes da ditadura.

Apesar da cobrança sobre o tema, Bolsonaro evitou ataques a ministros do STF, como fez nos atos golpistas do 7 de Setembro.

Leia também

1; Antes da nota de pacificação, reunião ministerial de presidente foi um festival de ataques ao STF

2; Ana Paula do vôlei passa pano para presidente após presidente ‘arregar’ para o STF

3; Moraes pode decidir medidas contra presidente em três inquéritos

Marco Temporal

O caso do marco temporal está sendo julgado pela corte. O ministro Edson Fachin apresentou nesta semana seu voto contrário à tese defendida pelo presidente da República.

A interpretação é defendida por ruralistas e grupos interessados na exploração econômica das terras indígenas que restringe os direitos constitucionais dos povos originários.

De acordo com a tese, essas populações só teriam direito a terra se estivessem sob sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal.