Apoie o DCM

Insistente, Bolsonaro manda ao Congresso projeto parecido com a MP das fake news

Bolsonaro fake news
Bolsonaro – (foto: EVARISTO SA / AFP)

O presidente Jair Bolsonaro enviou ao Congresso uma proposta parecida com a MP que liberava fake news na web. A antiga medida foi devolvida pelo Senado na semana passada. Desta vez, o chefe do executivo enviou o texto como projeto de lei. Ou seja, não tem efeito imediato e só vai valer se receber a aprovação dos parlamentares.

A MP tinha sido rejeitada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM). Na sequência, o Supremo Tribunal Federal suspendeu a medida provisória por decisão liminar.

Agora a nova tentativa de limitar as retiradas de conteúdo das redes sociais foi anunciada neste domingo (19). A informação foi dada pela Comunicação Social da Presidência da República.

O governo diz que o projeto quer garantir os direitos dos brasileiros nas redes sociais.  “As provedoras das plataformas terão de apresentar justa causa para excluir e remover conteúdos e usuários”, relatou.

Leia mais:

1 – VIDEO: Globo faz lambança ao não prestar atenção em gol anulado do Vasco

2 – Autora de ‘O Conto da Aia’, Margaret Atwood avalia impeachment do presidente

3 – Filha de Luis Gustavo se despede do pai: ‘Que seja acolhido com todos aplausos que conquistou’

MP das fake news foi devolvida

A MP das fake news foi devolvida na última terça-feira (14). Pacheco não fez comentários sobre o assunto. Ele apenas leu um ato jurídico. O documento disse que a PM promovia “alterações inopinadas ao Marco Civil da Internet”. E gerava “considerável insegurança jurídica”.

Ele também declarou que o assunto tratado na MP é debatido no projeto de lei sobre fake news, que recebeu a aprovação do Senado em 2020. Atualmente, está em tramitação na Câmara.