Apoie o DCM

Bolsonaro fala em ter ‘projeto pronto’ contra a covid, mas não apresenta nada

O presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle Bolsonaro durante cerimônia alusiva à marca de 100 milhões de poupanças sociais digitais Caixa.
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em uma coletiva para jornalistas, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse hoje ter um “projeto pronto” contra a pandemia de covid.

A pandemia atinge o país com mais força neste ano, com uma segunda onda e as mutações do novo coronavírus.

Bolsonaro, no entanto, não deu detalhes de como seria seu plano. Em outro trecho de uma conversa com jornalistas, o presidente disse que vacinas, tratamento “precoce” e um spray ainda em estudo são as respostas do governo federal à crise sanitária no país. “Se eu tiver poder para decidir, eu tenho o meu programa e o meu projeto pronto para botar em prática no Brasil”, disse o presidente. “Preciso ter autoridade. Se o Supremo Tribunal Federal achar que pode dar o devido comando dessa causa a um poder central, que eu entendo ser legitimamente meu, eu estou pronto para botar meu plano…”

O presidente fez as afirmações após uma reunião com diplomatas do Kwait em Brasília. Jornalistas questionaram-no sobre o aumento do número de mortes no país — aqui, os óbitos crescem 11%, enquanto caem 6% no resto do mundo. Ele respondeu que o governo atua com a vacinação, com o que chama de “tratamento precoce” e com a acordos para a futura utilização de um spray ainda em estudo em Israel. “Vamos enviar sábado equipe nossa para Israel, para fazer contato com hospital que está desenvolvendo spray para casos graves de covid. Temos rascunho de acordo, memorando de intenções. Vamos buscar que a terceira fase desse spray possa ser usada no Brasil também.”

Jair Bolsonaro disse que há escassez de vacinas em todo o mundo. “Alguns falam: “Tem que comprar”. Me diga aonde?”, afirmou Bolsonaro. Acredite se quiser.

LEIA TAMBÉM – Bolsonaro diz que imprensa criou ‘pânico sobre covid’ após mais de 1,7 mil mortes em um dia