Apoie o DCM

Bolsonaro será julgado em ‘tribunal de genocídio’ na PUC

bolsonaro-recorde-reprovacao
Bolsonaro – Foto: Reprodução

Uma iniciativa promovida por professores, estudantes e trabalhadores da PUC de São Paulo instituirá um júri simulado para julgar os crimes do governo Jair Bolsonaro na pandemida. O “Tribunal do Genocídio” está previsto para o dia 25 de novembro.

O julgamento está prevista para ocorrer entre 8h30 e 12h, no Tuca, teatro da universidade, com adoção de protocolos sanitários. A inciativa também será transmitido pela TV PUC.

O tribunal contará com a presença da desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo Kenarik Boujikian, que atuará como magistrada. A ex-Procuradora Geral da República Déborah Duprat fará a acusação e o advogado Fabio Tofic Simantob será responsável pelo papel da defesa.

Leia também:

1; De cada 10 brasileiros, saiba quantos podem votar em Lula

2; Fiocruz quer passaporte da vacina para o Brasil todo; Presidente ataca estratégia

3; TSE respondeu imediatamente à ameaça de presidente interferir nas eleições: “Vamos cassar”

O que dizem os organizadores

Em nota, os organizadores do evento afirmam que ” a sociedade não pode ficar observando a tragédia”. “Impõe-se a necessidade da instalação imediata de um Tribunal para julgar os atos e omissões dos responsáveis pelas mais de 590 mil mortes no Brasil em razão da pandemia de Covid-19. A grande maioria das vítimas veio a óbito porque os responsáveis pela administração pública federal adotaram uma política negacionista, irresponsável e desumana”, continuam.

“Nós, professores de Jornalismo, já estávamos discutindo as questões da pandemia e quando morreu o professor André isso teve um impacto muito grande na comunidade universitária e foi um incentivo para lançar o coletivo para discutir a situação do país, concluímos que nossa maneira de contribuir para o debate seria instituindo um tribunal de opinião para julgar os crimes do governo federal no que diz respeito à pandemia”, afirma José Arbex, professor de Jornalismo na PUC-SP e membro do coletivo.