Apoie o DCM

Bolsonaro mira o Nordeste com o novo Bolsa Família para tentar vencer as eleições

Quase metade do orçamento do novo Bolsa Família vai para a região Nordeste. Foto: Alan Santos/PR
Quase metade do orçamento do novo Bolsa Família vai para a região Nordeste. Foto: Alan Santos/PR

Praticamente metade do orçamento do Auxílio Brasil, programa que o governo Bolsonaro está criando para substituir o Bolsa Família, está direcionado para os estados da região Nordeste, onde o presidente tem os piores resultados para 2022, de acordo com as últimas pesquisas eleitorais.

O novo Bolsa Família promete pagar um auxílio mensal de R$ 400 para 17 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social até dezembro do ano que vem.

A criação do programa com esses valores causou crise no ministério da Economia na última semana e uma debandada na equipe de Paulo Guedes.

Leia mais:

1. Folha de S. Paulo é detonada após notícia sobre queda da desigualdade nos governos petistas sem citar ex-presidentes Lula e Dilma

2. MST não depredou casas em Pernambuco e Bolsonaro mentiu ao compartilhar vídeo com fake news, concluiu polícia

3. Deputado Luis Miranda quer investigação sobre possível espionagem de Bolsonaro após o seu depoimento na CPI 

A região Nordeste é onde Bolsonaro tem o menor índice de aprovação: pesquisa Ipec de setembro mostra que apenas 16% dos entrevistados na região consideram a gestão do atual ocupante do Planalto “boa ou ótima”. A média nacional nesse quesito é de 22%.

O Nordeste é crucial para os planos de reeleição de Bolsonaro e, por isso, receberá ao menos R$ 36,6 bilhões, que representa quase metade do total reservado para o pagamento do Auxílio Brasil.

As pesquisas de intenção de voto mostram que, se a eleição fosse hoje, Bolsonaro perderia para o ex-presidente Lula (PT).

Com informações do jornal O Globo